Os vereadores receberam o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Foz do Iguaçu (Sitro-Fi) para uma reunião na última terça-feira (18), a fim de discutir a atual condição dos trabalhadores e o próximo edital de licitação do transporte coletivo urbano do município.
O presidente do Sitro-Fi, Dilto Vitorassi, quer formar uma frente de apoio com vereadores para que no próximo edital de licitação sejam atendidas as pautas de reivindicações dos trabalhadores do setor, em especial a jornada de trabalho dos motoristas.
O presidente explicou sobre a carga horária de trabalho e a alta temperatura está tornando quase inviável o trabalho dos motoristas, “Não há possibilidade do motorista continuar fazendo uma carga horária da forma que está fazendo, principalmente em uma cidade que tem essa temperatura alta.”
Vitorassi também mencionou as condições do próprio passageiro que enfrenta o esgotamento dos trabalhadores que estão atuando em condições aquém da ideal e sobrecarregados. “Os usuários do transporte coletivo de Foz não têm condições de aguentar por mais algum tempo sendo transportados da maneira que estão”, disse. A licitação da atual empresa vence dia 12 de março de 2025.
Na reunião, os trabalhadores também ressaltaram as dificuldades que vêm sofrendo desde o começo da pandemia de COVID-19, como a diminuição de frota, horas extras, trabalho extra como cobradores e atraso do pagamento salarial e FGTS.
O presidente da Câmara, Paulo Debrito (PL) pontuou: “ouvimos as demandas deles, então, juntamente com nossos pares aqui hoje, vamos remarcar uma nova etapa de reunião para a gente debater esse tema.”
Estiveram presentes na reunião os seguintes vereadores: Paulo Debrito (PL), Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos), Professora Marcia Bachixte (MDB), Cabo Cassol (PL), Sidnei Prestes (Mobiliza), Soldado Fruet (PL), Valentina (PT) e Yasmin Hachem (PV).