A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) divulgou na sexta-feira (31) o resultado do Vestibular 2025. Os aprovados em primeira chamada já podem organizar a documentação para a pré-matrícula, que acontece de forma presencial em cada campi entre os dias 03 e 04 de fevereiro. Todas as informações sobre documentos e cronograma estão disponíveis no site www.unioeste.br.

O Vestibular 2025 contou com mais de 15 mil candidatos inscritos para as vagas de ampla concorrência, disputadas por aqueles que fizeram o vestibular. Além disso, outros 16 mil candidatos se inscreveram pelo Enem. São 1.324 aprovados para 64 cursos nos campi de Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

O reitor da Unioeste, Alexandre de Almeida Webber, destacou a importância desta edição. “Este foi um vestibular muito importante, pois aumentamos consideravelmente o número de inscritos. Isso mostra que os jovens estão cada vez mais interessados em cursar o ensino superior. Estamos muito felizes com esse resultado e damos as boas-vindas aos novos acadêmicos”, disse.

O Vestibular 2025 da Unioeste ofereceu vagas distribuídas entre ampla concorrência e cotas para estudantes de escolas públicas. A distribuição é composta por 50% para ampla concorrência (AC), 50% para estudantes de escolas públicas (EP), com 10% reservados para candidatos autodeclarados pretos ou pardos (PP). Além disso, havia uma reserva de 5% de vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD).

A maior concorrência foi para o curso de Medicina, com 3.138 candidatos disputando 20 vagas no campus de Cascavel. Em Foz do Iguaçu, o curso mais disputado foi o de Direito, com 378 candidatos. Em Francisco Beltrão, o curso de Medicina também foi o mais concorrido, com 2.170 inscritos, em Marechal Cândido Rondon, o curso com maior procura foi o de Direito, com 221 e, em Toledo, Psicologia teve a maior disputa, com 348 inscritos.

Aprovada em Biologia, Isadora Beatriz Rafagnin disse que a sensação de ser aprovada na Unioeste é “indescritível”. “Estou muito emocionada nesse momento, passar aqui era uma coisa que queria muito”, afirmou.

Pedro Simon Klein, aprovado em segundo lugar no curso de Medicina do campus de Francisco Beltrão, contou que essa foi uma conquista sonhada. “Foi muito tempo de dedicação, dez horas por dia de estudo, essa conquista é muito valiosa para mim. É um sonho realizado”, disse.

Bruna Camila Magalhães passou em quarto lugar em Fisioterapia e comemorou o resultado. “Estou sentido um mix de emoções, já chorei, surtei. Passar nessa universidade é uma realização ainda mais porque toda minha preparação foi numa escola pública”, afirmou.