Estudantes do curso de Relações Internacionais conheceram as políticas do Município na relação entre os países vizinhos e atendimentos sociais
Acadêmicos do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), visitaram na última sexta-feira (30) a Diretoria de Assuntos Internacionais de Foz do Iguaçu para conhecer a atuação prática e o funcionamento do setor responsável pela integração entre o Município e os demais países.
Foram 25 estudantes que cursam a disciplina de Diplomacia Federativa, Paradiplomacia, Diplomacia de Governos Subnacionais e a Sociedade Civil, ministrada pelos professores Suellen de Oliveira e Gustavo Vieira, que já atuaram em parceria com a diretoria para a formulação de projetos na cidade.
O diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali, destacou as atividades transversais da diretoria com as demais secretarias e autarquias do Município de Foz do Iguaçu, além de também contar sobre as ações realizadas com as embaixadas, consulados, instituições internacionais e universidades.
Os acadêmicos puderam ainda conhecer o balanço das atividades realizadas pelo setor em 2021, apresentado pela estagiária Vanessa Almeida.
“Esse conhecimento prático é muito importante para os acadêmicos, que descobrem como atuar diretamente com diferentes culturas e formas de fazer política. É um ganho muito positivo para o município, que terá profissionais formados aqui e com o conhecimento necessário sobre a cidade”, pontuou Jihad.
Servidores da Secretaria da Assistência Social também participaram do encontro e apresentaram as experiências de políticas públicas voltadas para atender à população imigrante. As falas foram conduzidas pelo diretor de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), André dos Santos, e pela diretora de Proteção Social Especial, Dayse Mara Bortoli.