Episódio da série ‘Acesso Restrito’ acompanha serviço de responsáveis por cuidar dos mais de 1 mil detentos do presídio; vigilância dos presos é feita por 92 agentes penitenciários.

Agentes da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II (PEF 2), no oeste do Paraná, receberam uma equipe da RPC para mostrar a rotina de trabalho e os desafios que enfrentam ao longo do dia, trabalhando no local.

A PEF 2 possui capacidade para receber 931 presos, mas atualmente abriga 1.016 detentos. Segundo a direção da unidade, o trabalho com os presos é feito por 92 agentes penitenciários, sendo 15 agentes em serviço por dia.

A reportagem faz parte da série “Acesso Restrito”. Assista ao vídeo: https://globoplay.globo.com/v/8010603/

Nas primeiras horas do turno da manhã, os agentes verificam as telas de proteção das celas, de onde geralmente retiram os itens conhecidos como “kits cadeia”, com armas artesanais (feitas com diversos tipos de material), celulares, drogas, entre outros objetos.

Os agentes contam que o guarda do quadrante, que cuida dos portões, é o maior responsável pela segurança dos agentes.

Agentes mostram rotina e desafios em trabalho com presos na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II — Foto: Reprodução/RPC

Agentes mostram rotina e desafios em trabalho com presos na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II — Foto: Reprodução/RPC

O sistema de automação dos portões, para uma melhor segurança e eficiência, foi idealizado pelos próprios agentes e pago com rifa e dinheiro repassado pelo governo do estado.

via G1