Projeto começará nas escolas de período integral e centros de convivência, onde estão sendo montados os “Espaços Maker”
A Secretaria Municipal da Educação está ofertando um treinamento aos professores que assumirão as aulas de Robótica Educacional, que começam na próxima semana. A formação teve início na segunda-feira (10) e termina nesta sexta (14) no Centro Escola Bairro Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo, um dos locais que irá receber o Espaço Maker, um ambiente personalizado para atividades e projetos com o uso da tecnologia.
As escolas de período integral, Parigot de Souza e Gabriela Mistral, e os Centros de Convivência Escola Bairro Clóvis Cunha Viana Darci Zanatta e Arnaldo Isidoro de Lima também receberão o projeto piloto, que será implantado na rede municipal de ensino de forma gradativa.
A formação dos professores é ministrada por cursistas da empresa vencedora da licitação, que fornecerá as impressoras 3D, os livros, kits pedagógicos e fará o assessoramento técnico para as aulas. “A formação é um momento importante para a educação pública de Foz do Iguaçu, porque marca uma nova era na inserção da tecnologia na vida das nossas crianças”, afirma a secretária da educação, Maria Justina da Silva.
O curso tem a duração de 32 horas presenciais e está sendo ofertado através de módulos/ oficinas. Nos dias 10 e 11/10, os temas abordados foram Metodologias Ativas, Pensamento Computacional Plugado/ Desplugado, Eletrônica e Eletricidade. Hoje e amanhã (13 e 14) os temas são Estruturas, Educação Empreendedora e Robótica Educacional.
Aprendizagem
Ao aprender a robótica e seus demais componentes, como uma linguagem de programação, os alunos são ensinados a pensar de forma estruturada. Eles designam ações a serem cumpridas pelo computador, através de códigos específicos, que são criados por sequências de números e palavras. Desse modo, o aluno desenvolve o lado esquerdo do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, analítico e crítico.
O aprendizado da robótica estimula o aluno a organizar os pensamentos e as ações a serem tomadas para a solução dos desafios envolvidos nos projetos de montagem dos componentes. A criança melhora sua capacidade de organização, planejamento de tarefas, atividades e estruturação de pensamentos.