Avaliação mede o desempenho dos estudantes dos quintos anos do Ensino Fundamental; Resultados servem de base para implementação de políticas públicas educacionais
Alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu farão, na próxima terça-feira (25) a Prova Paraná Mais, uma avaliação do Governo do Estado que mede o desempenho dos alunos e verifica a qualidade da educação pública, produzindo resultados por estudante, turma, escola e município.
Para orientar as escolas sobre a aplicação da prova, a Secretaria da Educação realizou hoje (19) uma reunião com diretoras e diretores das 50 escolas da rede. Conforme explicou a diretora de ensino fundamental, Eliziane Diesel, cerca de 3.500 alunos farão as provas de Língua Portuguesa e Matemática. As outras turmas – de 1º ao 4º ano – terão aulas normalmente no dia 25.
“A Prova Paraná é feita três vezes ao ano, mas essa é uma edição especial. Enquanto as outras são avaliações diagnósticas e trabalham as cinco disciplinas, essa avalia o desempenho geral dos alunos, de forma censitária”, explicou.
Para Eliziane, a avaliação é importante para medir o nível de conhecimento dos alunos e principalmente, por avaliar as práticas pedagógicas. “É um diagnóstico geral de como os nossos alunos vão para o Estado (6º ano do Ensino Fundamental), como foram trabalhados estes conteúdos e como as crianças estão pedagogicamente. Sabemos que o trabalho de recuperação de conteúdos tem auxiliado bastante os alunos, mas também é uma forma de avaliarmos o trabalho do professor”, comentou.
Os resultados da Prova Paraná Mais também servem de base para implementação de políticas públicas educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras. Além dos estudantes dos 5º anos, a prova também é aplicada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e 3ª e 4ª série do Ensino Médio da rede estadual.