Na manhã desta sexta-feira (01), equipe da Secretaria Municipal de Educação realizou uma formação na Escola Libanesa-Brasileira

Foto: Thiago Dutra/PMFI.

A importância do atendimento ao migrante no município de Foz do Iguaçu, principalmente nas instituições de ensino, foi tema de palestra da Secretaria Municipal de Educação na Semana do Migrante. Nesta sexta-feira (01), uma formação de coordenadores pedagógicos foi realizada na Escola Libanesa-Brasileira.

Instituída através da Lei 5.010/2021, a Semana do Migrante teve início no dia 26 de julho e encerra nesta sexta-feira (01).  No período da manhã, professores e coordenadores das escolas municipais e Cmeis participaram do encontro, que abordou o atendimento ao migrante na rede municipal de ensino. 

“Todos os anos, chegam a Foz do Iguaçu grande número de migrantes, principalmente crianças e jovens nas nossas instituições de ensino. Por isso, existe a necessidade de debater o tema com os profissionais da educação, e saber como podemos oferecer a melhor forma de atendimento a eles”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Maria Justina da Silva.

A coordenadora pedagógica do ensino fundamental da Secretaria de Educação, Lian Frois Chichoski, reforça que os temas relacionados à migração são de extrema importância para o município. “Principalmente quando tratamos do acolhimento. As pessoas muitas vezes deixam o país de origem por motivos como a guerra entre outras dificuldades. Elas saem em busca de uma vida melhor. Foz é uma porta de entrada e precisamos estar preparados para recebê-las”. 

Documentário

A programação segue no período da noite desta sexta, no auditório da Fundação Cultural, onde será apresentado um documentário sobre a Palestina, produzido por quatro iguaçuenses que tiveram a oportunidade de visitar o território na região do Oriente Médio.

O documentário trata sobre questões da migração, do apartheid e as dificuldades vivenciadas pelos migrantes e suas vulnerabilidades.

A entrada é gratuita e toda a população está convidada para o evento, a partir das 20h.

Sobre a Semana do Migrante

As ações da Semana do Migrante foram organizadas em conjunto entre as secretarias de Educação, Assistência Social, Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, e Turismo. Entre as atividades desenvolvidas estão o Yoga Day realizado em uma das sete maravilhas do mundo, ao ar livre, nas Cataratas do Iguaçu e Feirinha Gastronômica, na Avenida JK, envolvendo diversas etnias.