A cidade enfrentou um momento crítico nos meses de janeiro e fevereiro deste ano; eficácia da vacina está comprovada e baixa procura é motivo de preocupação, pois pode provocar alta no número de internações hospitalares

Foto: Christian Rizzi/PMFI.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da imunização contra a Influenza e Covid-19, com a aproximação das baixas temperaturas. O último balanço mostra que apenas 31% dos idosos, com 60 anos ou mais, tomou a vacina da gripe. O panorama é o mesmo em relação à quarta dose contra a Covid-19; a cobertura é de 14%. Os imunizantes estão disponíveis nas 29 unidades básicas de saúde do município e podem ser tomados no mesmo dia.

O alerta considerou os riscos  de aumento das doenças respiratórias durante o inverno, que podem elevar as taxas de ocupação de leitos hospitalares e causar congestionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A Campanha Nacional de Vacinação começou no último dia 4 e a meta é atingir pelo menos 90% do público-alvo. A segunda dose de reforço contra o coronavírus (4ª dose) foi ofertada para essa faixa etária, igualmente, no início de abril.

A secretária municipal de Saúde, Jaqueline Tontini, observa que o iguaçuense está recuperando a economia estagnada durante os dois anos de pandemia, mas o momento exige cautela e responsabilidade de todos. “Com a conscientização da população, a pandemia recuou, o que permitiu retomarmos as atividades. Se não mantivermos esse compromisso, corremos o risco de enfrentar surtos de gripes e casos de covid juntos nesta época do ano e o aumento da ocupação hospitalar”, destaca.

A campanha de vacinação contra Influenza acontece anualmente e neste ano protege também contra a cepa H3N2. A ação é dividida em duas etapas. A primeira direcionada a idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. A partir de 02 de maio, outros grupos prioritários serão beneficiados. Para se vacinar não é preciso agendamento, basta procurar uma UBS e levar um documento com foto.

Dia D

No dia 30 de abril, sábado, as unidades básicas de saúde estarão abertas para o Dia D de Vacinação que visa aumentar a cobertura vacinal do município. Neste dia, serão ofertadas as vacinas contra influenza para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde, sarampo para profissionais de saúde, além do reforço contra a Covid-19 – 3.ª e 4.ª doses (60+/anos).