Proposta é fazer um diagnóstico entre todas as secretarias e implantar novas ações de promoção à saúde e prevenção de doenças

A Prefeitura de Foz do Iguaçu quer saber como está a qualidade de vida do servidor público, quais seus hábitos alimentares e se existe ou não uma rotina de atividades físicas. Para isso, um questionário foi elaborado pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenação dos Programas de Alimentação e Nutrição, e está sendo enviado aos mais de 6 mil servidores públicos. 

Também é possível acessar o questionário através do Link: https://forms.gle/vD7ByGzZfrj7vdtG8.  A pesquisa tem o apoio da Diretoria de Saúde Ocupacional, ligada à Secretaria de Administração, e estará disponível até o dia 15 de dezembro. 

O intuito, conforme explicou a nutricionista Aline Luiza Fuhr, é fazer um diagnóstico entre todas as secretarias e autarquias do município para implantar, em 2022, novas ações de promoção à saúde com foco nas necessidades dos trabalhadores. 

“Através desta pesquisa faremos um grande estudo sobre o estilo de vida dos servidores para implantarmos atividades específicas de promoção à saúde. Com o diagnóstico, também produziremos um artigo sobre a saúde do servidor”, explicou. 

A pesquisa também integra as ações previstas no Plano Municipal de Enfrentamento à Obesidade, que trabalha na prevenção e cuidado da doença a partir do estímulo à alimentação saudável e à atividade física.

Questionário

O servidor irá preencher os campos principais, como o nome, a secretaria onde atua, idade e escolaridade. Também será necessário informar o peso e a altura, para que seja possível avaliar o IMC (índice de massa corporal) e responder a perguntas sobre o consumo de óleo, sal, fast foods, bebidas alcoólicas e a prática de atividades físicas. O tempo de resposta é de no máximo cinco minutos.