Por Rubens Pimenta

Os norte-coreanos continuaram as suas ações provocativas, desencadeando uma campanha em grande escala do que é conhecido como “balões de lixo” contra a Coreia do Sul. Após os incidentes de 28 e 29 do mês passado, a Coreia do Norte persistiu nos seus esforços, lançando um número significativo de balões nos dias 1 e 2 deste mês. De acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, a Coreia do Norte enviou mais de 720 balões cheios de pontas de cigarro, resíduos de papel e outros detritos por todo o país durante estes dois dias. 

Isto marcou um aumento substancial desde o lançamento inicial, superando a contagem anterior em 460 balões. Esses balões de lixo representam ameaças anti-higiênicas e agressivas. Os materiais transportados por esses balões vão desde pontas de cigarro até resíduos de papel, apresentando riscos de contaminação ambiental e potenciais danos às culturas agrícolas e às fontes de água. Além disso, alguns desses materiais atingiram os veículos no pouso, causando danos materiais. 

Além disso, os balões obstruíram as operações aeroportuárias no Aeroporto Internacional de Incheon, causando atrasos nos voos. Os relatórios também indicam interrupções nas atividades marítimas nas zonas costeiras do noroeste devido à interferência do GPS que se acredita ser causada pelas ações norte-coreanas. Estas ações violam o acordo de armistício. 

O Armistício Coreano de 1953 foi estabelecido para interromper o conflito armado entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul e garantir a segurança dos civis. No entanto, o desrespeito da Coreia do Norte por este acordo, ao utilizar balões de lixo para ameaçar civis, representa um desafio para a comunidade internacional e mina a segurança. 

A Coreia do Norte afirma que estas acções são uma resposta às campanhas de folhetos da Coreia do Sul, mas tais justificações são infundadas. Em vez disso, representam uma violação flagrante das normas internacionais e um acto agressivo contra a Coreia do Sul. A Coreia do Norte deve aceitar a responsabilidade por estas ações e agir como um membro responsável da comunidade internacional. 

A campanha contínua de lançamento de balões de lixo exige séria atenção da comunidade internacional. A monitorização e a tomada de medidas adequadas contra as ações provocativas da Coreia do Norte são imperativas para a segurança e proteção.

A Coreia do Norte enviou mais de 720 balões cheios de pontas de cigarro, resíduos de papel e outros detritos por todo o país durante estes dois dias. (Fotos: EBC)