Depois de quinze dias de férias, os estudantes retornaram às salas de aula nesta terça-feira (25); planejamento da Secretaria da Educação inclui a retomada de conteúdos e formações com professores
Começou nesta terça-feira (25) para mais de 27 mil alunos o segundo semestre da Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu, nas 50 escolas e 45 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil).
A volta às aulas foi marcada pelo reencontro dos amigos e a receptividade dos professores e equipes pedagógicas, que aguardavam as crianças na entrada das unidades de ensino.
Na Escola Gabriela Mistral, no Jardim Lancaster, a animação tomou conta das crianças. Maria, do 4º ano, disse que não dormiu direito de tanta ansiedade. “Eu não via a hora de voltar e encontrar meus amigos. Estou muito animada”, disse. A colega dela, Camili, disse que a maior dificuldade vai ser acordar cedo de novo.
“Eu estava indo dormir mais tarde e agora preciso me acostumar a levantar cedo, mas eu estava com saudade da escola”, disse.
Na turma do terceiro ano, as crianças foram recebidas com carinho especial da professora e começaram o dia contando um pouco sobre o período de férias.
“Estes momentos, de conversa e relaxamento das crianças, são muito importantes para a retomada dos conteúdos. É preciso ouvir, acolher e estimular os pequenos para o aprendizado”, disse a secretária da educação, Maria Justina da Silva.
Para o segundo semestre, segundo ela, o foco estará na retomada de conteúdos e nas formações continuadas com os professores. “Entregamos às escolas as avaliações diagnósticas para que os professores façam a análise do que precisa ser enfatizado em cada turma, quais as disciplinas com maior dificuldade e o que precisa ser melhorado. Em cima disso também vamos trabalhar com as formações dos professores”, disse.
Na segunda-feira (24), os profissionais da educação também participaram de um seminário e reuniões pedagógicas para traçar o planejamento dos próximos meses de aula.
Foto: Thiago Dutra/PMFI