Grupo formado por servidores do município irá participar de cursos de formações e dialogar sobre políticas de sustentabilidade
A Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (CISEA) se reuniu nesta terça-feira (4) para o primeiro encontro do grupo, composto por servidores de 22 órgãos da Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Durante a reunião no Centro de Educação Ambiental de Foz do Iguaçu, foi apresentado o histórico da Educação Ambiental em nível mundial, nacional e municipal e promovida uma oficina de diagnóstico e planejamento do caminho adiante da comissão.
Os trabalhos foram coordenados pela pós-doutora Roseli Bernardete Dahlem Pacheco do Instituto Federal do Paraná – Unidade Foz do Iguaçu e pela coordenadora da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Roseli Barquez Alves de Assis.
Conforme explica Roseli Barquez, os participantes farão encontros mensais para formações e atividades práticas que auxiliem no desenvolvimento qualitativo das funções da comissão.
“Todas as secretarias municipais e autarquias estão representadas neste trabalho, iniciando o planejamento de ações contínuas. Queremos dar esse exemplo, de dentro para fora, comprovando o papel da gestão neste trabalho. Estamos também em parcerias com outros órgãos, criando uma rede de apoio”, disse Roseli.
Atribuições da CISEA
Entre as funções da comissão, está o assessoramento consultivo, com a função de: elaborar a política interna de Educação Ambiental, articulada e integrada; a sensibilização e a formação continuada dos servidores públicos municipais de Foz do Iguaçu; inserir a Educação Ambiental de forma transversal no âmbito interno do poder público local, garantindo a universalização e prática dos princípios da sustentabilidade socioambiental no exercício das atividades públicas.
Para a servidora Priscila Alvarez, da Secretaria da Fazenda, os conhecimentos repassados durante as palestras serão essenciais para a mudança de pensamentos de muitos participantes.
“A educação ambiental é importante para todos os setores da sociedade. Enquanto servidores, precisamos estar juntos em uma missão integrada, por isso é válido acompanhar e estarmos sempre disponíveis”, afirmou.
A CISEA ampara-se na Lei nº 4.954/2020, que Instituiu a Política Municipal de Educação Ambiental e o Sistema Municipal de Educação Ambiental de Foz do Iguaçu.
Foto: Thiago Dutra/PMFI