Gerentes e supervisores das 29 Unidades Básicas de Saúde de Foz apresentarão balanços dos atendimentos realizados em 2022 e criarão metas conjuntas

Começou nesta quinta-feira (15) o 2º Seminário de Gestão, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, para a prestação de contas dos trabalhos realizados pelas Unidades Básicas de Saúde ao longo do ano. Até sexta-feira (16), gerentes e supervisores das 29 UBS apresentarão o balanço dos atendimentos e número de equipes.

O prefeito Chico Brasileiro marcou presença na abertura do evento e ressaltou a importância do encontro para boa gestão da saúde municipal, uma vez que, além de apontar relatórios sobre os trabalhos, também ajuda a traçar metas para os próximos anos.

“Eu fui servidor da área da saúde e sei como é estar à frente desta missão tão importante. Trabalhamos com o objetivo de criar um SUS cada vez mais abrangente, que seja acolhedor e resolva os anseios da população. Temos que traçar metas e estamos aqui para definir como elas serão”, afirmou o prefeito.

Ele ainda elogiou o desempenho das equipes em cada atendimento realizado. “Só teremos grandes resultados se as equipes forem boas. Felizmente, isso é uma realidade em Foz. São profissionais que olham os pacientes com humanidade e cuidam de cada etapa”, completou Brasileiro.

A secretária de Saúde, Jaqueline Tontini, destacou a importância de um evento integrador entre as diferentes equipes de gestão das UBS, que trabalham com metodologias pensadas para atender as características das regiões em que estão.

“As prioridades de saúde em Foz do Iguaçu mudam de acordo com as localidades. As nossas equipes entendem as diferentes realidades e trabalham diretamente para atender a essas necessidades. Ao conhecer o cenário de cada unidade, conseguimos estabelecer um contato integrado”, pontuou Jaqueline.

Criação de estratégias

O Seminário funciona como uma ferramenta de gestão participativa, promovendo o diálogo e identificação das problemáticas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada apresentação era composta pelo detalhamento do número de atendimentos, composição das equipes, perfil da população cadastrada e ações desenvolvidas no ano.

“Fortalecemos o vínculo entre os gerentes para que tenhamos o desenvolvimento da cada unidade. Ao termos um planejamento baseado nos instrumentos de gestão, conseguimos oferecer um atendimento ainda mais qualificado na Atenção Primária”, ressaltou a secretária.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), André Buriasco, também acompanhou o evento.

Fotos: Thiago Dutra/PMFI