A equipe da DIBA contou com a parceria de servidores de outras secretarias municipais e concluiu as visitas em três semanas
A Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBA) realizou as vistorias para o credenciamento de ONGs e Protetores Independentes de Animais no Município, via edital 001/2022.
Ao todo, foram 158 cadastros de protetores e ONGs. Foram feitas mais de 200 vistorias nos abrigos e lares temporários. A DIBA contou com uma força-tarefa formada por servidores de outros setores para concluir o trabalho no tempo recorde de três semanas, nos períodos da manhã e tarde.
Nessas visitas, foram analisados os seguintes quesitos: o número de animais informados no ato da inscrição, o número de animais abrigados e que estão sob a guarda dos protetores e ONGs, os métodos para encaminhamento da adoção responsável dos animais resgatados e as condições de bem-estar.
O credenciamento segue agora para a próxima fase, que é a análise dos cadastros pela comissão, formada por servidores e por membros do Conselho Municipal de Proteção Animal (CMPDA), seguindo as diretrizes estabelecidas pela lei municipal 196/2012.
Após a homologação dos cadastros, a lista dos protetores e ONGs contemplados será publicada em Diário Oficial do Município. Eles terão prioridade nos programas de castração e também poderão participar do programa de distribuição de ração, ambas iniciativas da Prefeitura Municipal. A previsão da conclusão do credenciamento é para o início de agosto.