Lucas Gazzola é brasileiro e leciona Língua Portuguesa para alunos do ensino fundamental norte-americanos; encontro com profissionais da rede municipal de ensino serviu para trocar experiências de sala de aula

Foto: Welyton Manoel/PMFI.

A Secretaria Municipal da Educação promoveu nesta sexta-feira (15) uma formação para a troca de experiências entre os docentes do projeto “Inglês na Escola” e o professor Lucas Gazzola, que leciona Língua Portuguesa para alunos do ensino fundamental em uma escola nos Estados Unidos.

O palestrante apresentou desafios que ele enfrenta ensinando língua estrangeira em outro país, além de métodos práticos de educação que podem ser aplicados pelos professores da rede municipal de ensino.

Gazzola é professor em uma escola de ensino bilíngue no estado de Utah, que aplica a metodologia de imersão, ou seja, metade do período em inglês e o restante em português.

“Aliamos o ensino de línguas com o de conteúdo. Eu também sou professor de ciências e história, que é totalmente ensinado em português. Poder compartilhar como é feito esse gerenciamento de sala de aula e até mesmo as similaridades entre os países é muito importante, pois é um grande desafio, mas também muito satisfatório poder ensinar crianças”, contou o Gazzola.

Conforme conta o coordenador de línguas adicionais da Secretaria Municipal de Educação, Fabiano de Augustinho, a visita contribuiu para que os professores do projeto tenham uma dimensão de como é a prática de ensino em outro país para alunos com a mesma faixa etária.

“O que ele enfrenta nos Estados Unidos, muitos de nós também enfrentamos aqui. Quando soube que ele viria ao Brasil, agendamos esse encontro que é muito importante, porque podemos adaptar muitos ensinamentos ao nosso projeto que ainda está no primeiro ano e pode evoluir muito bem com esse compromisso dos professores”, frisou o coordenador.

Formação para a vida

O professor do projeto, João Maria Ferreira, frisou a necessidade de um encontro nesse formato, que abra a mente para novos projetos. “Iniciamos o projeto e fomos aprendendo juntos. Mesmo com 30 anos de experiência na área da educação, ainda temos muita curiosidade em saber como é feito em outros países. O encontro de hoje mostrou que podemos sempre inovar e buscar novos meios, aprendendo com alguém que vivencia tudo isso na prática”, relatou.

A diretora de ensino fundamental da Secretaria da Educação, Eliziane Diesel, explica ainda que métodos inovadores de educação auxiliam em todos os aspectos da vida dos alunos, apresentando novas realidades e aprendizados.

“Em todos os nossos encontros reforçamos que temos 4h frente a frente com os alunos, então é muito importante que esse tempo seja bem aproveitado e que mostre como a força da educação pode transformar a vida”, garantiu Eliziane.