Sistema está em fase de testes e vai garantir melhor qualidade no atendimento à população
Os detalhes finais do novo sistema operacional implantado na Central de Operações da Guarda Municipal, que já está em fase de testes, foram alinhados em reunião nesta terça-feira (28) entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Tecnologia da Informação.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, tenente-coronel Marcos Antônio Jahnke Jahnke, o sistema implantado na Central de Operações da Guarda Municipal representa a melhoria na qualidade dos serviços prestados à população de Foz. “É um avanço. É a tecnologia trabalhando a favor da Segurança Pública. Com o novo sistema, a qualidade no atendimento e encaminhamento das ocorrências registradas pela GM será ainda mais detalhada, aumentando a agilidade e a eficácia”.
O novo sistema foi desenvolvido e implantado pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação de Foz do Iguaçu. O secretário da pasta, Rafael Sanches, ressaltou a tecnologia foi criada com a missão de reforçar e expandir os trabalhos da Guarda Municipal. “Serviu como uma luva para a instituição, visando atender as principais demandas e futuramente podendo gerar informações que se somarão para a tomada de decisão”.
O diretor de Engenharia de Software, Fernando Souza, conta que os servidores utilizaram as tecnologias mais recentes do mercado. “Quando de fato estiver em funcionamento, o sistema vai permitir à Guarda Municipal gerar dados mais precisos. Isso representa maior agilidade no trabalho, além de poder integrar outros sistemas já implantados no Município, com a mesma base de dados”.
O diretor da GM, Marcelo Yarid Enriquez, explica que atualmente as ocorrências registradas na instituição são feitas de forma manual. Segundo ele, esta é uma demanda antiga da Central de Operações da GM. “Buscamos uma solução caseira, pois temos profissionais capacitados em nosso município. A demanda para a instalação do novo sistema surgiu em abril do ano passado. Era um sonho, agora se tornou realidade”.
Yarid explica ainda que, com a nova tecnologia, assim que uma ocorrência foi registrada, o sistema consegue levantar todos os dados necessários, identificando e evitando os trotes, por exemplo, e realizando o encaminhamento com agilidade para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Além de um melhor atendimento à população, a nova ferramenta também gera proteção aos servidores internos e garante mais transparência dos serviços executados.
O novo sistema operacional ficará hospedado na estrutura do Município, na Secretaria de TI. O lançamento oficial acontecerá na próxima sexta-feira, dia 1º de julho.