Melhorias para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o foco do 22º Encontro do Colegiado Nacional de Gestores de Assistência Social (Congemas)
Foto: Welyton Manoel/PMFI
Importantes assuntos que ajudarão a qualificar e fortalecer o Sistema Único de Assistência Social estão sendo debatidos em painéis temáticos durante o 22º Encontro do Colegiado Nacional de Gestores de Assistência Social (Congemas), que está sendo realizado em Foz do Iguaçu.
Serão seis painéis simultâneos ao longo dos dias, coordenados por pesquisadores, representantes de universidades e coordenadores de órgãos, como UNICEF e Organização Internacional para as Migrações.
Conforme explica o secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu e presidente do Congemas, Elias de Sousa, as discussões segmentadas auxiliam a traçar pontos estratégicos para a resolução de problemas em comum nos municípios.
Entre os temas tratados nesta quinta-feira (09), estavam: Os impactos da pandemia na ampliação das desproteções sociais; Emergências, calamidades e catástrofes: o lugar da Assistência Social; Fluxos migratórios e proteção social no Estado brasileiro, entre outras discussões.
“Com esse formato, é possível que os participantes também consigam apresentar ideias e explicar qual é a situação da cidade em que vivem, além de tirar dúvidas com os palestrantes e expositores. A relação de troca das experiências ajudará a enriquecer o que estamos buscando aqui”, disse Elias.
Ação para os municípios
Manuel Messias, coordenador do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS do município de Pinhão, em Sergipe, participou do painel sobre fluxos migratórios, tema que lida com frequência nas rotinas de atendimento.
“Para fortalecermos o SUAS precisamos definir pontos importantes dentro área de abrangência. Saber o que se passa em outra cidade e entender como cada localidade lida com a mesma problemática influencia positivamente a nossa futura tomada de decisão”, disse.
Para a assistente social do município de Ivinhema, Mato Grosso do Sul, o Encontro contribuirá para a nova realidade de atendimentos pós-pandemia da covid-19.
“Estamos com muitas demandas em atendimento, principalmente com solicitações de cestas básicas. A pandemia duplicou a nossa demanda, então buscar conhecimento para atender melhor a essa população será essencial”, contou.