Prioridade será o atendimento às famílias que receberiam as moradias no Jardim Primavera que teve a construção suspensa devido à condição hidromórfica da área

O FozHabita publicou nesta segunda-feira (31), no Diário Oficial do Município, a seleção das famílias aptas às 42 moradias que serão construídas no Conjunto Lagoa Azul, ao lado do Condomínio do Idoso, na região de Três Lagoas. Foram selecionadas 18 classificadas (lista geral, famílias com pessoas com deficiência, com idosos e com pessoas trans) e outros 52 candidatos, a maioria mulheres, em cadastro de reservas.

A lista observou a resolução do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social que aprovou os critérios de hierarquização de demanda e reserva de vagas em seleção para empreendimentos habitacionais de interesse social, especificamente, para o Conjunto Habitacional Primavera – Lote “C”.

A superintendente do FozHabita, Elaine Anderle, explica que a seleção obedece um entendimento com a Caixa Econômica Federal que em 2013 não financiou as moradias no Jardim Primavera porque a área era inundada com com muita frequência. “O projeto previa dois tipos construtivos. Ao lado do rio Boicy, os prédios com apartamentos e do outro lado seriam casas. Acontece que os prédios foram construídos e ocupados, mas na hora de construir as casas, os técnicos constataram que a área era hidromorfica e não suportaria edificações, ou seja, a área para construção das casas ficou totalmente inviabilizada”, disse.

As famílias que não receberam as moradias, segundo Elaine Anderle, foram atendidas com o aluguel social desde então. “O processo foi paralisado e em 2019 retomado com as famílias e com a própria Caixa Econômica Federal. Se o contrato fosse envcerrado, o Município perderia os recursos para a construção destas moradias”.

“Com seguimento do projeto e indicação de uma nova área pelo Município, a Caixa Econômica Federal aprovou e fizemos uma adequação com a construção de 42 novas moradias. A área indicada é na região do Lagoa Azul, vizinha ao Condomínio do Idoso em Três Lagoas”, explica Elaine Anderle.

O FozHabita finalizou todo esse processo com o ranqueamento das famílias com a prioridade das originárias do Jardim Primavera. “A previsão de início desta obra é ainda para este ano”, disse Elaine Anderle. Segundo a portaria do instituto, para a fase final de avaliação documental, às famílias classificadas “deverão prestar todas as informações e comprovações solicitadas, sob pena de desclassificação”.