Profissionais já estão atuando nas unidades escolares, realizando um trabalho preventivo nos aspectos comportamentais e emocionais de alunos, professores e gestores

Foto: Christian Rizzi/PMFI.

A rede pública de ensino de Foz do Iguaçu ganhou um reforço com a contratação de psicólogas para atuação nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Essa é a primeira vez que o município conta com uma equipe de psicólogas específica para a gestão escolar. 

O intuito deste trabalho, conforme explicou a secretária municipal da Educação, Maria Justina da Silva, é contribuir com a aprendizagem e o desempenho dos alunos, além de proporcionar melhorias nos ambientes educacionais para professores, gestores e funcionários. “A contratação destes profissionais era uma demanda antiga da Secretaria da Educação e representa uma grande conquista para o município”. 

As três primeiras psicólogas assumiram os cargos no dia 3 de março e outras duas foram convocadas na última terça-feira, 22 (o chamamento está publicado no Diário Oficial). Elas devem se apresentar até o dia 1º de abril para iniciar as atividades no dia 13 do próximo mês. 

Atendimento

Coordenadora da equipe, a professora Lucila Parra explica que a atuação do profissional em uma unidade escolar é completamente diferente da atuação de um psicólogo clínico. “É importante que as famílias entendam o papel deste profissional dentro da escola, onde fará intervenções para promover melhorias naquele ambiente e quando necessário, atuará no aconselhamento familiar. Não acontecerá atendimento clínico, como muitos conhecem. Este é um trabalho preventivo, de nível comportamental e emocional”, explica. 

O psicólogo escolar também poderá analisar e propor estratégias que auxiliem a equipe nas dificuldades de adaptação e indisciplina e identificar os aspectos que contribuem ou interferem para a evasão escolar dos alunos, buscando junto com a escola, formas de superá-los.

“O psicólogo escolar se insere em um trabalho multiprofissional, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, humano e social de toda a comunidade educativa; uma vez que a escola é o espaço, por excelência, para propiciar o desenvolvimento integral do ser humano”, detalha Lucila. 

A equipe de psicólogos também atuará em parceria com a Diretoria de Educação Especial, que conduz os trabalhos pedagógicos. “Crianças com o laudo de Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo, continuam com o apoio pedagógico da Educação Especial. A psicologia entra na avaliação comportamental deste estudante, contribuindo para o desempenho dele em sala de aula e para a atuação adequada do professor”, salienta. 

Quando necessário, os estudantes serão encaminhados para atendimento clínico com um psicólogo em uma unidade de saúde. A Psicologia Escolar foi reconhecida como uma das especialidades psicológicas através da Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº14/2000.