Esta é a primeira vez que a prefeitura oferta a disciplina aos alunos das escolas municipais; aulas serão ofertadas no contraturno escolar e começam no dia 14 de março
Professores da rede municipal de ensino que atuarão no projeto “Inglês nas Escolas” estão participando de uma formação promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SMED) e a editora Módulo, responsável pela elaboração das apostilas que serão entregues aos alunos.
Nesta primeira etapa, 26 servidores participam das atividades, que começaram ontem (22) e terminam hoje (23) na sede do SISMUFI (Sindicato dos Servidores Municipais). O intuito é apresentar aos educadores todos os conteúdos do material didático e auxiliá-los na elaboração e planejamento das aulas, que começam no dia 14 de março, em todas as 50 escolas municipais.
Outros 10 professores – que estão sendo chamados do último concurso público – vão integrar a equipe e devem receber a capacitação no início de março.
“Essa formação é para orientar os professores sobre como desenvolver os conteúdos em sala de aula. O livro é um guia de trabalho, mas cada professor terá liberdade para conduzir as aulas da melhor maneira, isso porque cada aluno é diferente e cada escola tem a sua realidade”, explicou o coordenador do projeto, Fabiano de Augustinho.
Segundo ele, cada professor poderá ter até três turmas por período. As aulas serão ofertadas duas vezes por semana, com duas horas cada.
Avaliação
Para a professora Valentina Rocha, da Escola Cora Coralina, o projeto já nasceu dando certo, especialmente pela qualidade do material didático, que aborda a realidade do município, seus atrativos e pontos turísticos. “Com um material personalizado e com foco no turismo, fica muito mais fácil trabalhar os conteúdos, porque eles conseguirão se familiarizar”, explica. “Também podemos fazer visitas a estes atrativos e mostrar a eles que a língua inglesa é muito mais comum do que imaginamos”.
As apostilas trazem, em inglês, os atrativos turísticos como as Cataratas, o Parque das Aves, a Catedral Nossa Senhora Aparecida, a feirinha da JK, entre outros. Histórias em quadrinhos também conduzirão os estudantes à conversação no novo idioma.
Aline Cristina Ferreira, que lecionará nas escolas Emílio de Menezes e Duque de Caxias também está entusiasmada com o início das aulas. “Por ser um material bem lúdico, acredito que será muito bacana desenvolver em sala de aula. Estou bem animada para este início”, disse a professora, que atuou dez anos em escola bilíngue.
Nesta semana, os professores farão visitas às escolas onde atuarão, e serão responsáveis por organizar as turmas – com no máximo 25 estudantes.
Ampliação
O projeto começará atendendo 3.481 alunos matriculados nas turmas de 4º ano. A meta é ampliar o projeto anualmente, atendendo todos os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). Nas duas escolas de período integral – Parigot de Souza e Gabriela Mistral – também serão ofertadas aulas de espanhol.