Secretária da Educação participa do evento em Curitiba; Governo do Estado reafirmou o compromisso de apoiar os municípios

A secretária da educação de Foz do Iguaçu, Maria Justina da Silva e a diretora de Ensino Fundamental, Eliziane Diesel participam, em Curitiba, do Seminário de Cooperação Pedagógica, realizado pela Secretaria da Educação, no Teatro Guaíra.

O evento, que reúne gestores de todo o Estado, debate as ações desenvolvidas na educação em 2021 e os projetos para o ano letivo de 2022. Entre as iniciativas estão formação continuada, fornecimento de material didático e de ferramentas tecnológicas que auxiliam no dia a dia das escolas.

O evento começou ontem (15) e termina nesta quarta-feira (16). A programação inclui palestras, oficinas e salas de debate com os técnicos do Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP).

“Estamos dando um salto importante na educação. Lançamos o cartão do material escolar, algo inédito no ensino público, estamos implantando o período integral e vamos começar a ofertar as aulas de inglês para todas as escolas. Estamos ampliando o quadro de servidores e investindo cada vez mais em tecnologia. Por isso é importante essa troca de idéias, conhecer os projetos em desenvolvimento e também servir de vitrine para muitas cidades”, disse a secretária Maria Justina. 

Neste ano, as principais ações do Estado na área de Educação para os municípios serão mantidas e ampliadas, como a distribuição do material didático do Programa Educa Juntos. No ano passado, foram entregues livros de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes e professores do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental. A ação beneficiou diretamente cerca de 180 mil estudantes.

Desta vez, serão atendidos cerca de 280 mil alunos, do 1° ao 3° ano do Fundamental. Além disso, a proposta envolve a oferta de suporte pedagógico e técnico, e a promoção de ações colaborativas para garantir qualidade do ensino público desde a base.

Também em 2022 será ofertado o Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP) para 296 municípios, que aprimora o combate ao abandono escolar. O programa servirá para monitorar a frequência dos alunos e garantir o máximo de aproveitamento dos estudantes.

Por fim, a parceria entre Estado e municípios envolve o subsídio das secretarias municipais com material e estratégias pedagógicas para a retomada da aprendizagem dos estudantes.

Protocolo de Intenções

Ainda na abertura do evento, o vice-governador do Estado, Darci Piana, assinou o protocolo de intenções que reafirma o compromisso do Governo do Estado para a contínua ampliação das estratégias educacionais do programa Educa Juntos. Implementado no final de 2020, o programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) que tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a Educação Infantil.

(Com informações da AEN)