Em 2021, foram implantadas sete novas farmácias; mais de 612 mil pacientes foram atendidos no ano, com a distribuição de 34 milhões de medicamentos

Foto: Christian Rizzi/PMFI.

Cerca de 34 milhões de medicamentos foram distribuídos a mais de 612 mil pacientes, em 2021, pela Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu. O investimento foi de R$ 6,4 milhões. O acesso aos remédios foi ampliado durante o ano, mesmo em plena pandemia de covid-19. Foram implantadas sete novas farmácias, melhorando a cobertura e o abastecimento em regiões mais populosas da cidade.

Além da unidade que acompanha o consultório móvel nas áreas rurais do município, foram implantadas farmácias nas Unidades de Saúde do Morumbi II, Morumbi III, Lagoa Dourada, Sol de Maio, Curitibano e Jardim América. 

Somadas às já existentes, são 24 farmácias no município, distribuídas entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade Padre Ítalo 24 Horas, UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) e CEM (Centro de Especialidades Médicas).  Juntas, elas atenderam 612.578 pacientes e fizeram a dispensação de 34.150.596 medicamentos ao longo do ano passado. 

“Ampliar o acesso à saúde está entre as prioridades da gestão municipal, por isso, fizemos uma reorganização no setor e conseguimos implantar duas novas farmácias no Distrito Nordeste, que tinha apenas uma, na UBS São João”, explicou a secretária de saúde Rosa Maria Jerônymo. 

“Na região central, apenas a UBS da Vila Yolanda possuía farmácia, por isso uma nova foi aberta na unidade do Jardim América. São sete novas farmácias e estamos em fase de organização para abertura da oitava na Unidade do Portal da Foz”, adiantou Rosa. “A intenção é facilitar a vida dos cidadãos, para que não precisem fazer grandes deslocamentos, até porque grande parte dos pacientes são idosos e pessoas que têm dificuldades de locomoção”. 

Menos deslocamentos

Moradora do Jardim América, Mariângela Rodrigues Gouveia há quatro anos buscava sua medicação no Centro de Especialidade Médica (CEM), no Centro da cidade. Percorria uma distância de quase 4 km e, muitas vezes, comprava seus remédios em alguma farmácia particular próxima por não conseguir se deslocar. “Fica perto de casa. Sempre consultei nessa UBS. Está muito bom, não falta remédio e todos são muito atenciosos”.

Quem vive na região de Três Lagoas também está satisfeito com a farmácia que abriu na UBS Sol de Maio. “Faltava uma farmácia aqui, porque a gente tinha que ir na unidade São João buscar medicação. Deu uma melhora muito boa, o atendimento é excelente, não falta remédio e todos que moram por aqui ficaram muito satisfeitos”, disse a moradora Rosana Márcia. 

Investimentos em medicação

Os medicamentos essenciais disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são financiados pelo Governo Federal, Estadual e Municipal. No entanto, somente em 2021, o município investiu 77% de recursos próprios para a distribuição dos medicamentos à população. 

A aquisição dos medicamentos ocorre através do Consórcio Paraná Saúde, do qual 398 municípios dos 399 do Estado do Paraná fazem parte, e ainda por processos licitatórios realizados pelo município.

A supervisora de assistência farmacêutica da Secretaria da Saúde, Flavia Rastelli, ressaltou que, mesmo em meio às dificuldades impostas pela pandemia e o aumento da demanda, a prefeitura não mede esforços para encontrar soluções garantir um atendimento de qualidade à população.