O novo protocolo já foi repassado aos profissionais das 29 Unidades Básicas de Saúde de Foz que estão realizando o atendimento

Foto: Christian Rizzi/PMFI.

A partir desta segunda-feira, 6, todas as 29 Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu, juntamente com Unidade de Saúde 24h Padre Ítalo, que já faz o atendimento, passam a atender pacientes sintomáticos respiratórios, com suspeita de covid-19, tanto adultos como crianças. O serviço era feito somente na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, e no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. 

O novo protocolo prevê que esse paciente seja recepcionado para a verificação do

quadro e faça o teste antígeno, caso positivo, passará por avaliação médica e terá os encaminhamentos necessários, se for preciso, isolamento e medicação. O acompanhamento será feito pelas equipes das UBS. 

A secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, ressalta que a diminuição do número de casos da doença e internamentos permitiu que a mudança fosse adotada, sem a necessidade de um local exclusivo para a realização dos procedimentos. 

“Durante quase dois anos modificamos toda a estrutura de saúde em Foz, priorizando os casos da Covid-19. Estamos tendo um alívio diário nos casos, então é possível descentralizar a demanda e proporcionar um atendimento mais amplo para os casos que surgirem”, afirmou Rosa. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a mudança no protocolo foi adotada também para aumentar a testagem para a Covid-19 no município e verificar a existência de possíveis novas variantes. Os testes oferecidos integram o pacote de 16 mil testes de antígeno enviados pelo Ministério da Saúde em outubro.

“Ampliar a testagem é um passo muito importante, pois nos permite saber a real circulação do vírus e identificar pontos de propagação da doença”, completou Rosa.