O município irá facilitar o acesso dos trabalhadores ao imunizante em unidades de saúde próximas aos hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos para atingir a cobertura vacinal completa.

A Secretaria de Saúde apresentou nesta segunda-feira, 6, em reunião com empresários, uma proposta para que os estabelecimentos incentivem a vacinação e a conscientização sobre a importância da proteção aos  trabalhadores do setor. O foco é a redução dos riscos de uma nova onda de circulação do coronavírus e as variantes anunciadas recentemente no exterior e, consequentemente, a retomada completa da economia em Foz do Iguaçu. 

O encontro coordenado pela chefe da pasta, Rosa Maria Jeronymo, foi com o Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares), Conselho Municipal de Turismo e Acifi (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) e reuniu membros de toda a rede turística e comercial do município. 

Mesmo com 100% da população adulta imunizada, muitos trabalhadores não completaram o esquema vacinal por impossibilidade de ir a uma Unidade Básica de Saúde durante o horário de expediente. 

A proposta visa oferecer horários flexíveis e facilitar o acesso ao imunizante para os funcionários que ainda não tomaram as duas doses da vacina ou a dose de reforço, que poderão procurar as Unidades Básicas de Saúde próximas aos corredores turísticos, hotéis, comércio e atrativos. 

Segundo a secretária de Saúde, Foz já é uma das cidades turísticas que mais vacinaram no Brasil, contudo, a cobertura ainda não está completa, principalmente por conta dos moradores que ainda não tomaram a segunda dose do imunizante – atualmente, são mais de 10 mil pessoas. 

“Somente uma dose da vacina não é suficiente, como todos já sabem. É muito necessário que todos tomem essas duas doses para completarmos esse ciclo vacinal e seguirmos conquistando índices cada vez mais baixos de casos. Por isso esse incentivo é tão importante no momento em que estamos vivendo. Esse é o momento para termos consciência, pois a vacina salva vidas”, garantiu Rosa. 

Apoio da comunidade

O presidente do Conselho Superior da Acifi, Walter Venson, elogiou a iniciativa tomada pelo Comitê de Crise ao Enfrentamento à Covid-19. Para ele, a aplicação da medida será feita imediatamente, assim que a estratégia estiver definida.

“Todos tiveram a oportunidade de conferir como está o enfrentamento à pandemia na cidade e, pelos números, constatamos como a vacina foi essencial,; Então, com certeza faremos a nossa parte para ajudar as autoridades em saúde, divulgando de forma ampla aos nossos colaboradores”. 

“Converse com os vizinhos, colegas de faculdade, de trabalho. Se alguém perto de você ainda não se vacinou, conte para ele ou ela que quanto mais pessoas imunizadas, mais rápido voltaremos ao normal. Vacina salva vidas!”, pediu Rosa Jeronymo.