A servidora Vilma Prokopowiski recebeu a honraria nesta segunda-feira (22) durante cerimônia de aniversário de 81 anos da Capitania Fluvial do Rio Paraná

A diretora de Administração, Vilma Propowiski, recebeu na manhã desta segunda-feira (22) o título de “Amiga da Capitania” pela representação da unidade de Foz do Iguaçu. A honraria foi entregue durante a cerimônia de aniversário de 81 anos da Capitania Fluvial do Paraná. O ato realizado na Praça da Marinha reuniu o comando e o efetivo da Capitania, e os homenageados pela unidade. 

De acordo com a Capitania, o diploma de Amigo da Capitania “destina-se a agraciar, tanto instituições como pessoas físicas que, mercê da colaboração e participação espontânea e desinteressada prestada junto a Capitania, contribuam positivamente para a formação de uma necessária mentalidade marítima no seio da comunidade, que ocupa sua imensa área de jurisdição”, cita o texto da instituição. 

“Foi uma grande emoção, fiquei extremamente feliz! É muito bom ser reconhecida e ter contribuído para uma instituição tão importante quanto a Marinha”, expressou Vilma, que recebeu o título por ter desenvolvido um excelente trabalho na confecção e tramitação da legislação de doação do terreno da sede da Capitania. 

O vice-prefeito, Francisco Sampaio comentou sobre a importância do comprometimento da servidora e da relevância do título. “A Vilma está de parabéns. É uma grande honra para qualquer um receber uma homenagem por parte de qualquer uma das Forças”, reforçou. 

O secretário de Administração, Nilton Bobato, endossou o reconhecimento à servidora. “É uma profissional dedicada, uma servidora pública exemplar e sempre comprometida em prestar um serviço público de qualidade”, expressou. 

Capitania

A Capitania Fluvial do Rio Paraná, localizada à Rua Barão do Rio Branco, número 170, no centro de Foz do Iguaçu, conta atualmente com um efetivo de 119 militares. A CFRP tem atuado diuturnamente para que o desenvolvimento da região oeste do Paraná ocorra atado à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana nos rios e lagos e à prevenção da poluição hídrica, por intermédio de uma intensa capacitação de pessoal e buscando sempre a inovação. 

Atualmente, a Capitania é responsável pelo Ensino Profissional Marítimo na região contabilizando mais de três mil aquaviários registrados, quinze mil embarcações inscritas, e cerca de vinte mil amadores, além de ser responsável pela formação de Reservistas Navais. Mais informações sobre as atividades da Capitania podem ser obtidas na página www.marinha.mil.br/cfrp.