No início de agosto, a unidade voltou a atender pacientes de urgência e emergência não covid, com a redução de número de casos da doença em Foz do Iguaçu

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Walter Cavalcanti do Morumbi, administrada pela Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, realizou em apenas três meses 22.673 atendimentos, desde que voltou a atender pacientes com traumas e enfermidades que não a covid-19, no início de agosto, após a redução de casos da doença. 

Desde fevereiro deste ano, a UPA do Morumbi era referência para pessoas com suspeita do novo coronavírus, tendo leitos de retaguarda de emergência para pacientes com a doença. O avanço da vacinação e diminuição de casos e óbitos por covid possibilitaram a retomada da assistência aos pacientes em geral. 

O atendimento realizado na UPA segue o protocolo de classificação de risco, ou seja, o tempo de espera depende de classificação determinada pela triagem, iniciada com a chegada do paciente na unidade. “A orientação à população é que procurem as UPAs somente em caso de urgência e emergência. Os demais casos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde mais próximas “, destaca o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, o médico Amon Mendes Franco de Sousa.

Do total de atendimentos da UPA no período, 60,79% foram classificados com quadro de saúde pouco urgente; 17, 51% como urgente; 0,72% muito urgente e 1,52% casos emergenciais, em que os pacientes em estado gravíssimo foram atendidos imediatamente.

Segundo o coordenador geral das UPAs, enfermeiro Emerson Larssen, “as duas Unidades de Pronto Atendimento do nosso município integram uma rede de atuação de urgência e emergência,trabalhando em parceria com o Hospital Municipal, tornando os atendimentos à população eficazes. Contamos com uma equipe altamente qualificada e engajada, prezando sempre pela vida dos nossos usuários”.

Outro levantamento se refere ao número de crianças atendidas na unidade, na faixa etária de zero a 12 anos de idade.”Foram mais de 4 mil atendimentos pediátricos nesse período, comprovando o compromisso da gestão da Fundação Municipal à população, na prioridade de um atendimento capacitado e humanizado”, pontuou o diretor-presidente da Fundação.

Estrutura

A UPA Dr. Walter Cavalcanti do Morumbi, oferece atendimento 24 horas, todos os dias da semana, na faixa etária de zero a 12 anos de idade. Conta em sua estrutura com quatro consultórios, sendo três clínicos e um pediátrico, uma sala de epidemiologia, uma sala de procedimentos, uma sala de medicação, uma sala de triagem/acolhimento, três leitos de isolamento, farmácia de dispensação, sala vermelha, sala de internação adulto, sala de observação pediátrica, além de uma Central de Materiais e Esterilização.

O enfermeiro Ulysses Antonio, supervisor de Enfermagem que atua na UPA do Morumbi, ressaltou o importante papel da unidade durante a pandemia.”A UPA foi suporte ao Hospital Municipal nessa luta contra a Covid-19 e nos sentimos com sensação do dever cumprido. Agora estamos vivenciando um momento de remissão da pandemia e seguimos os atendimentos de urgência e emergência, trazendo celeridade e eficiência aos pacientes”, pontuou o enfermeiro.