Formações começam na segunda-feira (08) e devem envolver os 350 profissionais que atuam no município

A Secretaria Municipal da Saúde realizará, a partir de segunda-feira (08), uma capacitação sobre saúde bucal com os agentes comunitários de saúde. A formação seguirá até o dia 11 e deve envolver os 350 profissionais que atuam no município.

As capacitações serão ministradas pelas equipes de saúde bucal e irão abordar as doenças periodontais, cáries, a importância da higiene bucal, o câncer bucal, os cuidados odontológicos para as gestantes e as crianças na primeira infância. 

“Os agentes comunitários de saúde são multiplicadores de informações e estão constantemente na casa dos usuários. Por isso capacitações como essa são extremamente importantes para que eles possam auxiliar as equipes de saúde bucal e dar os devidos encaminhamentos quando necessário”, explicou a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo. 

As formações acontecerão em quatro regiões da cidade, começando na segunda-feira (08) na Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima, na Vila C, para os agentes que compõem o Distrito Norte.  No dia 09 a formação acontecerá na Uniamérica, região da Vila Yolanda, para os agentes do distrito Oeste e Sul; no dia 10 na Escola Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo, para os que atuam da região Leste, e no dia 11 a capacitação será no Centro de Convivência Clóvis Cunha Viana, em Três Lagoas, para o pessoal do Distrito Nordeste. 

“Essa ação esta baseada na perspectiva da Educação Permanente em Saúde e visa fomentar a interação entre as equipes de saúde bucal e os agentes, além de melhorar o atendimento da Atenção Primária”, reiterou a supervisora técnica de saúde bucal, Soraia Mayane Souza Mota. 

O município de Foz do Iguaçu possui 29 unidades básicas de saúde, 70 equipes de saúde da Família, 5 equipes de atenção primária, 60 equipes de saúde bucal e conta com 350 agentes comunitários de saúde distribuídos nos 5 distritos sanitários. 

“Para que haja uma participação mais efetiva desse público, dividimos as capacitações por distrito, com dias e horários previamente agendados, de forma que não interfira no cotidiano das práticas”, completou Soraia. A duração de cada curso será de 8 horas.

Foto: Welyton Manoel/PMFI.