Segundo definição da OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde para a OMS, a depressão é um transtorno que interfere na vida diária, capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida. É causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos.
A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno no mundo, sendo na maioria mulheres. segundo a OMS para cada homem com depressão, duas mulheres sofrem de depressão e uma explicação para isso é devido ao fato de as mulheres buscarem mais por atendimento profissional, mas outros fatores podem ajudar no aparecimento da depressão nas mulheres, como a gravidez, a menopausa, e até mesmo o período menstrual, no qual ocorrem oscilações hormonais bruscas, favorecendo episódios de transtornos de humor e de sintomas depressivos.
A médica psiquiatra de Foz do Iguaçu, Dra. Simone Radecki alerta: “Embora existam tratamentos eficazes conhecidos para depressão, menos da metade das pessoas afetadas no mundo (em muitos países, menos de 10%) recebe tratamento, e o tratamento é essencial para evitar a progressão da doença e para trazer autoconfiança ao paciente que já está fragilizado por causa de uma doença invisível.” Orienta.
Atenção aos sintomas:
Um episódio depressivo leve acarreta alguma dificuldade em continuar um trabalho simples e atividades sociais, porém sem grandes prejuízos. Já durante um episódio depressivo grave, a pessoa afetada dificilmente poderá continuar com atividades sociais, de trabalho ou domésticas.
Em ambos os casos a pessoa com depressão pode apresentar:
Humor deprimido,
Perda de interesse e prazer ,
Energia reduzida,
Ansiedade,
Distúrbios do sono,
Alterações de apetite,
Sentimentos de culpa,
Baixa autoestima,
Solidão,
Falta de concentração,
e outros sentimentos inexplicáveis.
Dra. Simone Radecki
Médica Psiquiatra
CRM PR 30291 RQE 21928
@drasimoneradecki