Evento seguirá até domingo, das 14h às 20h e oferta ao público uma variedade de produtos natalinos, itens decorativos, móveis em pátina, utensílios domésticos e peças artesanais
Foto: Christian Rizzi/PMFI.
Quem passar pelo Centro de Convivência do Idoso, no Jardim São Paulo, terá a oportunidade de conhecer e prestigiar o trabalho realizado pelos Clubes de Mães de Foz do Iguaçu.
A primeira Feira de Natal, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, foi aberta hoje (09) e seguirá até domingo (12), das 14h às 20h.
Além de produtos natalinos, como guirlandas, presépios e itens decorativos, o público encontrará uma variedade de peças, como tapetes de crochê, toalhas, jogos de banhos bordados, suplás e até mesmo móveis trabalhados em pátina.
O prefeito Chico Brasileiro participou da abertura e ressaltou a importância do evento para auxiliar na recuperação econômica dessas famílias. “Grande parte dessas mulheres são chefes de família e sofreram muito com a pandemia. A feira vem como uma possibilidade de gerar renda extra aos clubes de mãe, e também como vitrine para exibir esse trabalho tão bonito”, disse.
São mais de 100 artesãs de 21 clubes de mães participando da feira. Há também um espaço dedicado à floricultura, com flores e outras ferramentas para cuidado com jardins, e a venda de produtos caseiros, como pães, panetones, alfajores, bolos e bolachas decoradas.
“Nossa expectativa é a melhor possível. Muitas pessoas ainda não conhecem o trabalho dos clubes de mães e essa é uma ótima oportunidade de conhecer e levar pra casa uma lembrancinha”, afirma a coordenadora dos clubes de mães, Myrian Concepcion.
Ilma Souza Ribeiro, presidente do clube Mulheres Virtuosas, do Morumbi II, afirma que todas as artesãs estão animadas com a feira. “Nossa expectativa é grande, por ser a primeira feira específica dos clubes de mães. Estamos felizes por essa oportunidade e esperando que as pessoas compareçam”, disse.
No espaço reservado ao Clube de Mães do Morumbi II, é possível encontrar laços para crianças, porta copos, toalhas, potes com bolachas de natal, panos de prato, árvores de natal, guirlandas, porta panetones, puxas sacos, aventais, e muito mais.
Elizabeth dos Santos, presidente do Clube de mães do Angatuba, fez um convite especial aos iguaçuenses. “A feira está linda, cada peça, uma mais linda que a outra. Aqui somos uma família e essa renda extra nos ajudará muito”, disse.
Oficina
Quem visitar a feira poderá também participar de oficinas gratuitas de confecção de fuxico, das 16h às 19h. Há ainda a oportunidade de concorrer a uma cesta repleta de produtos artesanais através do sorteio de uma rifa, que será realizado no domingo.
Presenças
Participaram da abertura da Feira de Natal do Clube de Mães a secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Kelyn Trento; a secretária de Saúde, Rosa Maria Jerônymo; e o vereador Adnan El Sayed.
Clube de Mães
Atualmente são 70 Clubes de Mães em Foz do Iguaçu. Segundo a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, são mais de 700 mulheres que participam semanalmente do projeto, em todas as regiões da cidade.