SpaceX cancela sua participação em cúpula espacial em Paris

Quatro companhias aeroespaciais dos Estados Unidos, com destaque para a SpaceX, liderada por Elon Musk, desistiram de comparecer à Cúpula Espacial Internacional em Paris, agendada para os dias 9 e 10 de setembro.

Pressão política e diplomacia espacial

O Ministério do Ensino Superior, Pesquisa e Espaço da França relatou que a decisão das firmas norte-americanas dificilmente está desassociada das especulações sobre pressões políticas divulgadas pela imprensa. A pasta reforçou o desejo de manter a colaboração com os aliados dos Estados Unidos.

Além da empresa de Musk e da Blue Origin, pertencente a Jeff Bezos, as startups Stoke Space e Starcloud também abandonaram o evento organizado em solo francês.

Repercussão internacional e contexto político

A recusa ocorre após o veículo de imprensa Politico revelar que a administração dos EUA estaria desestimulando a presença de companhias nacionais no evento idealizado pelo presidente Emmanuel Macron.

Em contrapartida, um representante do governo estadunidense afirmou que a gestão de Donald Trump mantém a cooperação com parceiros internacionais na área aeroespacial e celebrou os diálogos produtivos sobre segurança, exploração e ciência.

O cenário reflete um momento de tensões diplomáticas entre Washington e governos europeus, marcadas por impasses tarifários e estratégias geopolíticas distintas.

Copresidida por autoridades francesas e alemãs no Grand Palais, a conferência tem a missão de congregar representantes de cerca de 120 nações para discutir o futuro e os desafios do setor espacial.

Por Redação Acontece

Créditos da imagem: Divulgação

By