Título celebra uma trajetória brilhante e reconhece as grandes conquistas em defesa da educação pública

Com o plenário lotado de amigos, servidores da Unioeste, alunos e diversas autoridades do ramo da educação, o Poder Legislativo congratulou na manhã desta sexta-feira, 29 de novembro, o professor doutor e ex-diretor geral da Unioeste, Fernando José Martins, com o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. A honraria foi proposta pela vereadora Yasmin Hachem (PV) em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade. A solenidade foi conduzida pelo 2° vice-presidente da Casa de Leis, vereador Marcio Rosa (PL).

A proponente da honraria, vereadora Yasmin Hachem, foi à tribuna expressar as motivações que a fizeram propor o título. “Essa pessoa tem a trajetória marcada pela dedicação incansável pela educação e pelo o que ela representa. O título de cidadão honorário é como se fosse a cidade abraçando a pessoa. Para nós é muito emocionante entregarmos isso e dizermos como temos orgulho de você, como você contribuiu para tudo isso. Como Diretor da Unioeste, o Fernando foi um líder muito importante, sempre buscando promover educação pública, de qualidade e acredita que a educação é a chave de toda a transformação social e ele luta por isso. Você continuar a inspirar todos nós e acreditar que, através, da educação nós conseguimos construir um futuro mais igualitário e humano para todas as pessoas”.

Também participaram da solenidade: Adriano William da Silva Viana Pereira, reitor do IFPR; Sérgio Fabriz, Diretor-geral do campus da Unioeste/Foz; vereador Adnan El Sayed (PSD); Maria Justina da Silva, Secretária Municipal da Educação, representando o governo do município; Rodne de Oliveira Lima, vice-reitor da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-americana; e Walkiria Olegário Mazeto, Presidente da APP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná. Uma homenagem à educação

O mais novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu fez um pronunciamento na tribuna relatando a trajetória de vida e celebrando as conquistas. “Não é figura do professor Fernando, mas a educação que está sendo reconhecida no plenário da Câmara, com ênfase na defesa da educação e da escola pública. Por isso, fiquei muito agradecido com a homenagem e resolvi fazer dela uma homenagem à educação. A Unioeste, essa universidade que a gente brigou tanto por ela, tem uma capilaridade enorme. Temos muitos formados pela Unioeste espalhados. Um espaço importante de atuação na Unioeste foi a minha gestão. A educação é um processo que humaniza, que distribuiu o saber. Precisamos educar para humanização e aqui cito o patrono da educação, Paulo Freire, sobre a importância do diálogo”, declarou Fernando José Martins.

Reconhecimento e prestígio

A Presidente estadual da APP Sindicato, Walkiria Olegário Mazeto, declarou: “Só tenho que começar minha fala dizendo que escola pública dá certo. Quero deixar os meus parabéns ao Fernando pela sua trajetória. É o reconhecimento da trajetória profissional e pessoal. Essa é uma homenagem merecida”.

O atual Diretor-geral do campus da Unioeste, Sérgio Fabriz, também se pronunciou. “O Fernando, além de ser essa pessoa fantástica, amigo de todos nós, sabemos do papel que ele desempenhou na universidade, um projeto de inclusão, de diversidade. É a partir da universidade, do ensino, pesquisa e extensão, que conseguimos ter uma sociedade cada vez mais justa”.