Em reunião com catadores, candidatos se comprometeram em adquirir novos caminhões e ampliar a frequência da coleta de materiais recicláveis nos bairros

Sâmis45 e Fernando Maraninchi vão melhorar o Programa de Coleta Seletiva de Foz do Iguaçu, com a ampliação no número de catadores(as) e novos caminhões para aumentar a frequência da coleta de materiais recicláveis nos bairros.

Estes e outros compromissos foram assumidos pelos candidatos da Federação PSDB, Cidadania e MDB, que assinaram nesta segunda-feira (02) uma carta compromisso com as cooperativas.

Em conversa com os trabalhadores, Sâmis45 e Fernando ouviram as demandas da categoria e apresentaram as principais propostas para o setor, entre elas a modernização dos antigos barracões de reciclagem – hoje chamados de UVRs (Unidade de Valorização de Recicláveis).

“Vamos modernizar os espaços e adquirir novos caminhões para que a coleta não seja feita apenas uma vez por semana em cada região. Vamos promover campanhas  educativas permanentes, para que a população entenda a importância deste serviço para a cidade”, disse Sâmis.

O município tem hoje 5 cooperativas cadastradas, cerca de 150 pessoas trabalhando em 7 Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs). Outras duas UVRs devem ser inauguradas entre o final do ano e o começo de 2025 nas regiões do Cidade Nova e na Vila C.

“Queremos ampliar o número de cooperativas cadastradas junto ao município e garantir que estas famílias tenham boas condições de trabalho. Com a ampliação da coleta seletiva, teremos uma vida útil maior no Aterro Sanitário”, lembrou Maraninchi.

Eles também se comprometeram em dar continuidade ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e a traçar diretrizes, estratégias e ações que considerem as responsabilidades do Poder Público pelos serviços de limpeza urbana e manejo e pelos resíduos gerados em instalações públicas.

Os catadores também solicitaram e serão atendidos no fortalecimento dos serviços de limpeza urbana, compromisso já assumido por Sâmis45 e defendido pelo candidato nos últimos debates. “Teremos novamente uma cidade limpa, com serviços de varrição nos bairros, praças e parques bem cuidados e um novo mobiliário urbano”, garantiu.  

Propostas

Outras propostas apresentadas pelas cooperativas são a implantação de um sistema de coleta seletiva da fração orgânica dos resíduos sólidos, provenientes das sobras de resíduos úmidos domiciliares, de capinação, poda de árvore, a serem destinados para processo de compostagem, para aproveitamento em reflorestamento, parques, praças e jardins.

O que já consta nas propostas de Sâmis e Fernando são a implantação de novos biodigestores e de um sistema de reaproveitamento dos gases gerados no aterro sanitário.