Connected Smart Cities premia cidades brasileiras que se destacam em sustentabilidade e inteligência urbana
Foz do Iguaçu recebeu o selo nível ouro de ‘Boas Práticas em Cidades Inteligentes’ nesta terça-feira, 3, concedido pela plataforma Connected Smart Cities (CSC) e pela Consultoria SPIn Soluções Públicas Inteligentes. O prêmio foi entregue ao Secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana, no evento Connected Smart Cities & Mobility, realizado em São Paulo entre os dias 3 e 4 de setembro.
Este ano, Foz do Iguaçu avançou 44 posições no Ranking Connected Smart Cities, passando do 82º para o 38º lugar entre os municípios brasileiros, evidenciando seu progresso no desenvolvimento como Cidade Inteligente.
O reconhecimento reflete as ações de Foz do Iguaçu na Estratégia de DTI do Ministério do Turismo, que busca transformar destinos turísticos brasileiros em locais mais inovadores, conectados e sustentáveis, com foco na qualidade de vida da população e na melhoria da experiência dos visitantes.
De acordo com o Secretário de Turismo, André Alliana, a conquista do selo ouro de smart city evidencia o comprometimento da cidade com a inovação em diversos setores públicos.
“Além das estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), no âmbito do Turismo, há múltiplas áreas que ilustram o avanço tecnológico e a modernização em Foz, como a Segurança, por exemplo. O município tem recebido contínuos reconhecimentos que destacam os esforços em implementar processos inovadores, visando sempre aprimorar a experiência, tanto aos visitantes quanto para a população”, concluiu o Secretário.
O resultado faz parte da ação coletiva entre a Prefeitura de Foz, através das Secretarias de Turismo e de Tecnologia da Informação, juntamente com o Instituto de Tecnologia Aplicada à Informação (ITAI) e Comitê Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). Além disso, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Tecnológico para Cidades Inteligentes (GT DTI Cidades Inteligentes) contribuíram para a união entre tecnologias e iniciativas turísticas, bem como o SEBRAE e a Itaipu Parquetec, com inovações para o desenvolvimento do município.
Selo Connected Smart Cities
Esta é uma iniciativa que reconhece as cidades brasileiras que se destacam em inovação, sustentabilidade e inteligência urbana. O prêmio é parte do Connected Smart Cities, um dos principais eventos de cidades inteligentes no Brasil, que busca mapear e fomentar a evolução das cidades brasileiras rumo a um desenvolvimento mais inteligente e conectado.
O selo é concedido às cidades que apresentam boas práticas em diversas áreas, como mobilidade, meio ambiente, urbanismo, tecnologia, governança, economia, entre outros. A premiação visa incentivar a adoção de soluções inovadoras que contribuam para a melhoria da qualidade de vida nas cidades e para o desenvolvimento sustentável, alinhado às melhores práticas internacionais de cidades inteligentes.