Campanha será realizada ao longo mês na unidade com o foco no combate ao sedentarismo, uma das principais causas de doenças na terceira idade
O sedentarismo é uma doença que leva a outras doenças. Em se tratando do público idoso, não fazer nenhuma atividade física é ainda mais preocupante, pois algumas enfermidades poderiam ser evitadas se a população fosse mais ativa fisicamente, segundo dados do site: www.abrilverde.com.
Pensando nisso, o Centro de Convivência do Idoso realiza ação em alusão à “Campanha Abril Verde: Mês de Combate ao Sedentarismo”, que busca reforçar a importância da atividade física regular para manutenção da saúde. “Essa ação consiste em debater sobre o tema, trazer informações sobre os males que o sedentarismo pode causar e acolher essa faixa etária com exercícios adequados para idade, em aulas bem animadas e dinâmicas”, destaca Graciele Dornelles, coordenadora do CCI.
Se o sedentarismo é uma doença, o remédio é a atividade física. Para professora Bruna Caroline Keller, nunca é tarde para começar a praticar alguma atividade. “Como profissional de Educação Física abraçar uma campanha de incentivo à prática de atividade física é gratificante, pois motiva os alunos a cuidar da saúde de forma global, bem como torná-los incentivadores dos que estão ao redor”, indica Bruna. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial.
Qualidade de vida
Vencendo o sedentarismo, o Sr. Arquimino Joaquim do Carmo, de 78 anos, pratica ginástica 3 vezes por semana e relata a melhora na saúde com essa rotina, há mais de 2 anos. “Meu fisioterapeuta indicou fazer atividade física para fortalecer o joelho que tem cirurgia, ajudando na minha autonomia e movimentação”, comenta ele.
Ficar parado não é uma boa opção, para o Sr. Raimundo Walter Damacena, que sentiu melhora em sua saúde após iniciar as aulas de ginástica. “O CCI acolhe muito bem os idosos, oferecendo atividades que tanto as pessoas de 60 anos, ou de 77 anos, como eu, conseguem fazer sem dificuldades. É muito bom ter um espaço como esse que atende os idosos”, destaca.
Para dona Francisca do Prado Santos, de 70 anos, o exercício físico ajuda tanto no físico quanto no emocional. “Eu gosto muito de participar do CCI, não só pela minha saúde, pois além de sentir alívio nas dores provocadas pela fibromialgia, é o momento que eu consigo olhar pra mim mesma, deixando os problemas familiares de lado”, desabafa Francisca.
Comemorando o Dia Mundial da Atividade Física (06/04) e o Dia Mundial da Saúde (07/04), os alunos do CCI participaram da aula de ginástica temática, vestidos de camiseta verde e branca, para destacar a campanha Abril Verde.
CCI
O CCI fica localizado na Rua Piquiri, nº 100 – Conj. Libra, anexo à Praça da Bíblia. O telefone é (45)9.9942-9853 (whatsApp). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Todas as atividades são gratuitas para idosos acima de 60 anos, do município de Foz do Iguaçu, tendo prioridade para inscritos no CadÚnico e encaminhados pelos CRAS.
São oferecidas várias atividades recreativas, esportivas, artísticas e culturais, como: ginástica, pilates, violão, teclado, danças diversas, artesanato, fotografia, coral, alfabetização, além do ‘Baile da 3ª Idade’, toda sexta-feira, das 14h às 17h, para pessoas acima de 50 anos.