Trabalho de remoção de algas nocivas começou nesta segunda-feira (18) e seguirá durante a semana

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através das Secretarias de Meio Ambiente e Obras (SMMA e SMOB ) e demais parceiros está realizando uma limpeza no lago do Parque Monjolo com a remoção de algas invasoras.

Das espécies “aguapés” e “taboas”, as plantas de água doce tem uma reprodução muito rápida por conta do excesso de nutrientes e são extremamente nocivas a vida aquática, podendo, inclusive, levar a morte de peixes.

A limpeza na nascente foi solicitada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos ao IAT (Instituto Água e Terra), que emitiu a liberação na semana passada, tal demanda se motivou por uma indicação de 2023 do vereador Adnan, que além da limpeza do lago também solicitou serviço de roçada e limpeza externa.

“Os serviços de limpeza no Parque Monjolo são constantes, com a varrição e roçadas, mas para uma ação específica no lago era necessária uma liberação por parte do IAT. O município solicitou essa licença e logo que foi emitida já iniciamos o planejamento”, detalhou a secretária de meio ambiente.

Angela Meira

Por conta da complexidade, os trabalhos contam com apoio da Secretaria de Obras, que disponibilizou retro escavadeiras, além do Exército, Marinha e Corpo de Bombeiros. A SMMA também está fazendo um mutirão de roçadas e recolhimento de entulhos que são depositados irregularmente no Parque Monjolo.

Os trabalhos começaram nesta segunda-feira (18) e devem continuar durante a semana, com encerramento na sexta feira (22), quando é comemorado o Dia Mundial da Água, com atividades de Educação Ambiental.

“Todos os iguaçuenses merecem um lugar que tem esse verde, um lugar bonito, esse bosque, um parque para levar seus filhos para um lazer, e é isso que a gente quer, uma Foz do Iguaçu mais verde e pode contar com a gente.”

Vereador Adnan