Escolas Olavo Bilac e Belvedere receberão menções honrosas pelo desenvolvimento dos trabalhos que envolvem alunos e a comunidade escolar em ações de sustentabilidade

Trabalhos desenvolvidos em sala de aula e com o envolvimento de familiares dos alunos nas Escolas Belvedere e Olavo Bilac, de Foz do Iguaçu, foram destaques do projeto Televisando, o concurso cultural desenvolvido pela RPC e Instituto GRPCOM.
As unidades de ensino receberão, na próxima semana, menções honrosas com certificados em reconhecimento aos trabalhos realizados pelas professoras.

Na Escola Belvedere, o projeto inscrito foi o “Tampinhas que Transformam”, com abordagem sobre o descarte irregular de lixo, a reciclagem e o reaproveitamento das tampinhas para ações sociais. A prática, com foco no combate à dengue e na melhoria da qualidade de vida da população, foi desenvolvida pelas professoras Wendy Alvino Borba e a coordenadora Kassyane Grison.

Já na Escola Olavo Bilac, dois projetos foram selecionados, um deles é o “Família e Escola – Promovendo Qualidade de Vida”, que envolve os 390 alunos e a comunidade em uma série de ações – como concursos e feiras da família – dentro da escola. Ele está sendo produzido pelas professoras Daniele Nogueira da Silva Castilho, Jaqueline Priscila da Luz Melo e Deise Carina Backes.

O outro projeto da Olavo Bilac, inscrito pela professora Alessandra Bortolotto, é o “Recriando o mundo a partir da educação sustentável”, onde os alunos de 5º anos desenvolveram projetos de espaços de pertencimento e acolhimento aos alunos migrantes.

Em comum, os trabalhos estimulam o processo de ensino-aprendizagem das crianças e aproximam as famílias das unidades de ensino. Eles também estão inscritos no Prêmio Paulo Freire, que está em desenvolvimento pela Secretaria Municipal da Educação.

Destaque
De acordo com o Instituto GRPCOM, 187 projetos de escolas públicas de todo o Paraná foram inscritos no Televisando, que este ano teve três categorias: Telejornal, Vamos juntos (para projetos envolvendo famílias e comunidades) e Transformação.

Os projetos das duas escolas de Foz do Iguaçu ficaram entre os dez melhores, segundo a coordenadora do Televisando, Patricia Nalevaiko de Paula. “De Foz do Iguaçu recebemos cinco inscrições e essas três práticas foram selecionadas porque conquistaram nota acima de 70. Receber este certificado é muito significativo, porque reconhece o professor pelo empenho e a dedicação, promovendo a educação para a cidadania”, comentou.

Criado em 2008, o?Televisando é um projeto gratuito de mídia e educação da RPC?e do?Instituto GRPCOM que incentiva professores de 1º ao 5º ano de escolas públicas do Paraná a utilizarem a TV como recurso pedagógico. Seu grande objetivo é enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, promover a educação para cidadania, a alfabetização midiática e a participação da família na escola.