Encontro reunirá governo e sociedade civil para debater e decidir prioridades das políticas públicas da área nos próximos anos e a revisão do Plano Estadual de Cultura (PEC-PR)

Foz do Iguaçu vai receber, de 4 a 5 de dezembro, a 4ª Conferência Estadual de Cultura do Paraná, que este ano terá como tema a “Democracia e Direito à Cultura”. A promoção e organização é da Secretaria de Estado da Cultura com apoio da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural.

O evento vai reunir delegados natos e delegados eleitos pelos municípios paranaenses para debater os eixos temáticos e setoriais e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos. Uma das missões dos participantes será a revisão do Plano Estadual de Cultura (PEC-PR).

As conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias de organização. Nos dois dias do evento será feita uma avaliação do PEC, iniciativa criada para assegurar o estabelecimento de um sistema de gestão pública participativa; acompanhamento e avaliação das políticas culturais; valorização; proteção e promoção do patrimônio e da diversidade cultural; acesso à produção e fruição da cultura em todos os municípios paranaenses; além da inserção da cultura em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico.

Conferência
As atividades do primeiro dia do evento, segunda-feira (4/12), começam com a plenária de abertura, com apresentação e debate dos eixos temáticos. No segundo dia, terça (5/12), serão debatidos os eixos setoriais e o Plano Estadual de Cultura e ocorrerá a plenária final. Cada eixo irá selecionar duas propostas para serem enviadas à Conferência Nacional pelo Estado. Além disso, a conferência elegerá os delegados do Paraná para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada pelo Ministério da Cultura (MinC).
Os eixos temáticos a serem debatidos são: Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais, e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 – Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Eixo 3 – Identidade Patrimônio e Memória; Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade; Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Já os eixos setoriais abrangem o campo das Artes Visuais; Música; Audiovisual; Ópera; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Teatro; Patrimônio Cultural Material e Imaterial; e Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares. O envio de documentos provenientes das Conferências Municipais ou Intermunicipais pode ser feito por meio do site da SEEC (www.cultura.pr.gov.br/Pagina/4a-Conferencia-Estadual-de-Cultura). No endereço eletrônico é possível fazer a inscrição de delegados eleitos.

Foto: Thiago Dutra/PMFI