Esta é a sexta Unidade de Valorização de Recicláveis entregue pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, em parceria com a Itaipu e Governo do Estado
A inauguração da UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis) Tereza Ivete Signori, no Campos do Iguaçu, foi adiada para o dia 28 de setembro (quinta-feira). A cerimônia acontecerá às 17h30. Localizada na Rua Capibaribe, nº 46, a UVR passou por uma reconstrução e conta agora com espaço para triagem e armazenagem dos materiais, sala administrativa e de serviços, cozinha e banheiros, ofertando melhores condições de trabalho aos catadores e catadoras.
A nova estrutura, com 544 metros quadrados de área construída, também permitirá o aperfeiçoamento no processo de logística dos recicláveis, reduzindo a quantidade de materiais destinados ao aterro sanitário. A unidade, que será a sexta inaugurada em Foz do Iguaçu, recebeu investimentos na ordem de R$ 1,2 milhão, numa parceria entre a Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional e o Governo do Estado do Paraná.
“A UVR recebeu todos os equipamentos necessários para a mecanização do processo de segregação e armazenagem dos materiais provenientes da Coleta Seletiva porta a porta. Com a mecanização do trabalho, as catadoras e catadores podem triar até 80 toneladas de recicláveis por mês, proporcionando assim uma melhor renda e trabalho digno para os trabalhadores”, informou a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira.
Entre os novos equipamentos estão uma esteira plana de triagem, esteira de elevação, carro de movimentação – paleteira, mesa de triagem, prensa hidráulica e balança digital, além do caminhão da coleta seletiva. Atuam nesta UVR 20 catadores e catadoras.
Sobre o nome da UVR
A UVR leva o nome da professora e educadora ambiental Tereza Ivete Signori, falecida em dezembro de 2013. O nome foi proposto através de um concurso desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, através da Divisão de Gestão de Resíduos Recicláveis.
O concurso fez um levantamento de nomes de pessoas que desenvolveram ações socioambientais no município, por meio de indicações feitas por instituições como unidades de ensino, associações de moradores, igrejas, entre outras. A indicação de Tereza foi feita pelo Grupo de Coral Nostra Italia, a qual atendeu aos critérios exigidos.
Histórico
Tereza Ivete Signori nasceu em Horizontina, Rio Grande do Sul, em 1955. A Professora e Educadora Ambiental era casada com Vilson José Signori, mãe de três filhos: Vilson José, Katsuo e Teredi.
Iniciou seu trabalho voluntário em 1993, junto com irmã Lídia e Padre Germano, na Pastoral da Criança, Paróquia São João Batista em Foz do Iguaçu, atendendo milhares de famílias, onde permaneceu por 16 anos.
Apaixonada por romances de Jorge Amado, por plantas medicinais e alimentação saudável, a servidora pública dedicou sua vida ensinando tudo o que sabia, sempre com sorriso aberto, atendia a todos carinhosamente. Em 2009, juntou-se à equipe de Educação Ambiental da SMMA da Prefeitura de Foz do Iguaçu, passando a desenvolver oficinas para diferentes grupos sociais. Com a experiência da Pastoral, ministrava cursos de alimentação saudável com reaproveitamento total dos alimentos utilizando cascas, talos e sementes.
Nas oficinas com catadores de materiais recicláveis, motivava os homens a fazerem receitas e participarem na cozinha. Outro trabalho foi com os alunos que visitavam o Bosque Guarani, onde duas vezes por semana inovava com passeios pelas trilhas, surpreendendo as crianças com ações pedagógicas.