Evento promovido pelo Ministério da Saúde e SESA acontece em Curitiba e tem como objetivo traçar estratégias que contribuam para ampliar a cobertura vacinal no Brasil e no Paraná

A Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu está representada em Curitiba, onde acontece a oficina de Microplanejamento para Vacinação de Alta Qualidade, evento promovido pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (SESA). O objetivo do evento, que iniciou nesta terça-feira (22) e segue até quinta-feira (24), é traçar novas estratégias que contribuam para a ampliação da cobertura vacinal no Paraná e no Brasil.

Participam do encontro a coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PMI), Adriana Izuka e a coordenadora da Linha de Cuidado da Saúde da Criança e Adolescente (DIAT), Marcia Caroline Villalba de Oliveira, além da chefe da Atenção Primária da 9ª Regional de Saúde, Barbara de Andrade, e a coordenadora de Imunização da Regional, Carmen Lucia Raiski.

A qualificação ocorre com aplicação de metodologia para mapeamento de risco e identificação de territórios suscetíveis à reintrodução de doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização.

A proposta do microplanejamento é estabelecer e ofertar ferramentas para que os municípios planejem e realizem ações efetivas para incrementar a cobertura vacinal estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), que é de 95% para a maioria dos imunizantes do calendário vacinal do Sistema Único de Saúde.

De acordo com Ana Catarina de Melo, coordenadora do PNI do Ministério da Saúde, a oficina vem para sistematizar as ações de vacinação e o processo de trabalho das equipes de saúde, atendendo as necessidades de cada região. “Precisamos identificar qual a análise da situação, quais as melhores estratégias e onde estão as populações mais vulneráveis para fazer o monitoramento e avaliação dessas ações. O principal objetivo é que com todo esse processo a vacinação possa ser mais efetiva e volte a alcançar os altos índices de imunização”, explicou.

A terceira etapa da oficina envolve a multiplicação da metodologia do microplanejamento para as 22 regionais de saúde e, por fim, ocorre a aplicação do método em todos os municípios paranaenses. A metodologia deve se utilizada na Campanha de Multivacinação que ocorrerá no Paraná no período de 14 a 28 de outubro de 2023.

Em abril, o Governo do Estado foi o primeiro estado brasileiro a aderir em massa ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. A ideia é conscientizar os brasileiros sobre a importância, segurança e eficácia das vacinas e alertar sobre os riscos atuais do retorno de doenças transmissíveis já erradicadas no País, como a poliomielite.

(Com AEN)