Doses de rotina, contra a Covid-19 e Influenza seguem disponíveis em todas as 29 unidades de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde aplicou 5.246 doses no Dia “D” de Vacinação, realizado no último sábado (15) em todas as unidades básicas de saúde. A ação, promovida em todo o Estado, teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal e expandir a imunidade da população, especialmente com a chegada do outono e a previsão de queda nas temperaturas.

Conforme o balanço divulgado pelo Programa Municipal de Imunização (PMI), foram aplicadas 2.868 doses contra a gripe (influenza), 464 contra a Covid (pediátrica e adulta); 843 da bivalente contra a covid e 1.071 vacinas de rotina. O prefeito Chico Brasileiro acompanhou a abertura do Dia D na Unidade Básica de Saúde da Vila Yolanda.

“Abrimos todas as unidades no sábado para facilitar o acesso da população às vacinas, mas é importante lembrar àqueles que não puderam comparecer que as vacinas seguem disponíveis nas 29 UBS e não é necessário fazer agendamento prévio para se vacinar”, disse o prefeito.

“Tivemos uma boa adesão dos moradores neste dia de campanha. O intuito é realmente proteger a população e conscientizar a todos. Todas as vacinas seguem disponíveis nas unidades de saúde”, informou a secretária da saúde, Rose Meri da Rosa.

O Paraná foi o primeiro estado a realizar um Dia D da Vacinação neste ano.

Bivalente

Em Foz do Iguaçu, apenas 10.563 doses da vacina Bivalente contra a Covid-19 foram aplicadas até agora, o que representa apenas 15,9% do público alvo, formado por 66.069 pessoas. Podem receber a Bivalente: Pessoas acima de 60 anos; Gestantes e Puérperas; Trabalhadores da Saúde; Pessoas com comorbidades acima de 12 anos; Pessoas com deficiência permanente acima de 12 anos e Funcionários do sistema prisional.

Influenza

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) imunizou 10.011 pessoas, cerca de 9,7% do público alvo, formado por 103 mil pessoas. Podem receber a dose contra a gripe: Pessoas acima de 60 anos; Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes e puérperas; Trabalhadores da Saúde; Pessoas com deficiência permanente; Funcionários do sistema prisional; Professores; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; Pessoas com comorbidades; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário e Trabalhadores Portuários.

Rotinas

De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal considerada ideal para os imunizantes de rotina (BCG, Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, Meningocócica C, Pentavalente, Pneumocócica, Poliomielite, Rotavírus e Tríplice Viral) é de 95%, com exceção da BCG e Rotavírus, que possuem meta de 90%. Em ambos os casos, a cobertura atual está abaixo destas metas. Um exemplo é o imunizante de Poliomielite, que hoje possui uma adesão de apenas 66,63% no Estado.

Todas as vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde e não há necessidade de agendamento. É necessário levar os documentos pessoais e se possível, a carteirinha de vacinação.

Foto: Thiago Dutra/PMFI