Equipamentos que materializam objetos estão sendo instalados nos espaços makers das escolas e centros de convivência

A Secretaria Municipal da Educação de Foz do Iguaçu está ofertando um curso sobre o uso de impressoras 3D e cortadoras a laser aos professores de Robótica Educacional. A formação começou na terça-feira (29) com estudo de módulos e oficinas práticas, e seguirá no próximo dia 06 de dezembro, no Centro Escola Bairro Darci Zanatta, no Morumbi.

A proposta, conforme explicou a coordenadora pedagógica Lidiane Wernke, é capacitar os professores para a criação da modelagem com os alunos e a materialização dos objetos, através do equipamento.

“Uma impressora 3D é algo totalmente diferente daquilo que os alunos já viram, que são as impressoras em papel. A impressão 3D é uma tecnologia inovadora e que permite a criação de objetos com precisão a partir de um modelo digital no computador”, explica.

Na prática, a impressão 3D é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva em que um modelo tridimensional de um objeto é criado por sucessivas camadas de material sobrepostas, ordenadas de acordo com a programação de um software de impressão.

Tecnologia nas escolas

As impressoras 3D, os cortadores a laser e os nobreaks, adquiridos pelo município no formato de locação, estão sendo instalados nos 11 Espaços Makers, onde ocorrem as aulas de robótica.

São 4 Centros de Convivência Escola Bairro: Érico Veríssimo, Darci Zanatta, Clóvis Cunha Viana e Arnaldo Isidoro de Lima e 8 escolas municipais: Parigot de Souza, Gabriela Mistral, João XXIII, Cecília Meireles, Josinete Holler, Cândido Portinari e Jardim Naipi.

De acordo com a secretária da educação, Maria Justina da Silva, a implantação dos espaços makers acontecerá de forma gradativa nas escolas. “Iniciamos as aulas de robótica em outubro deste ano e já estamos com 11 espaços montados. A previsão para 2023 é ampliar para mais 12 escolas”, informou.

Este é o segundo curso de formação voltado aos professores de robótica. Ele está sendo ministrado por técnicos da empresa vencedora da licitação, que também forneceu os livros e kits pedagógicos.

Fotos: PMFI