Fórum de gestão do Governo do Estado foi aberto nesta quinta-feira (17) em Foz do Iguaçu e reúne prefeitos e secretários dos 399 municípios paranaenses

Anfitrião do Governo 5.0 – Desenvolve Paraná, aberto nesta quinta-feira (17) em Foz do Iguaçu, o prefeito Chico Brasileiro destacou a união entre os municípios e o Governo do Estado para o desenvolvimento da economia e projetos sustentáveis – tema central do evento. O fórum segue até sexta-feira (18) no Hotel Rafain Palace, reunindo prefeitos e secretários dos 399 municípios paranaenses.

No discurso de boas-vindas, Brasileiro contou como Foz do Iguaçu superou a crise gerada pela pandemia, com projetos inovadores que geraram emprego e renda, e como a participação do Governo do Estado, Itaipu Binacional, Sebrae e demais parceiros foi essencial para a retomada econômica.

“Foz do Iguaçu teve desafios vencidos por conta das parcerias e da união. Desenvolvemos projetos como o Foz Conhecendo Foz, possibilitando a geração de renda para os guias de turismo; criamos, com apoio da Fomento Paraná o Foz Juro Zero, linhas de créditos facilitadas ao pequeno empresário. Com apoio do Governo do Estado, aceleramos obras, como a ampliação do aeroporto, a perimetral e a segunda ponte, gerando mais empregos. Agradeço a essa integração e ao Governo do Estado. É disso que precisamos para construir uma vida ainda melhor para nossa população”, disse.

O chefe do executivo também citou projetos desenvolvidos atualmente dentro da temática da sustentabilidade, como a coleta seletiva e os biodigestores nas escolas da rede pública. “Até o início de dezembro teremos 30 biodigestores instalados e chamaremos a comunidade para conhecer. Teremos a geração de gás nas escolas e Cmeis e evitaremos que o lixo orgânico vá para o aterro sanitário. Isso é economia verde e sustentabilidade” contou.

Economia paranaense

O tom de comemoração seguiu com o discurso do Governador Carlos Massa Ratinho Junior, que anunciou os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que colocaram o Paraná como a quarta maior economia do Brasil pela segunda vez na história. “É uma alegria estar com todos os prefeitos e prefeitas comemorando o anúncio de que o Paraná é a quarta maior economia do país. Também alcançamos o maior PIB da história, o que nos orgulha pelo tamanho territorial que temos. Essa era uma das metas da nossa gestão e é resultado de muito trabalho e planejamento, tanto da área pública do Governo do Estado com as prefeituras, quanto da sociedade como um todo, os trabalhadores que ajudam o Paraná a se transformar”, disse.

O PIB do Paraná totalizou R$ 487,93 bilhões em 2020. O Estado registrou em 2020 a maior participação da história na formação do PIB nacional nas duas últimas décadas: 6,412%. O recorde anterior tinha sido em 2016 (6,409%).

Debates

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Ademar Traiano, o encontro é uma oportunidade de alinhar as diretrizes dos próximos anos. “É um momento de agradecimento aos prefeitos, prefeitas, vereadores e lideranças de todo o Paraná. Esse encontro é de gratidão. Agora teremos um novo ciclo de quatro anos em prol do municipalismo”.

O Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a Serviço da População terá workshops, painéis e palestras com nomes como Leandro Karnal e Willian Rigon. O evento é organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), com o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná e Itaipu Binacional.

Essa é a segunda vez que Foz do Iguaçu sedia o encontro. O primeiro foi em 2019 com o tema da inovação.

Foto: Divulgação PMFI