Mais de dois mil atendimentos foram realizados desde 2020; orientações sobre as ações foram divulgadas em rodas de conversa e palestras ao longo do mês

Sentir-se desanimado, abatido, triste ou desanimado com frequência acende um sinal de alerta para a ocorrência de problemas de saúde mental. Buscar apoio neste momento é crucial para prevenir o agravamento do quadro e restabelecer a cura. Neste “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Foz, através da Diretoria de Saúde Ocupacional, reforça aos servidores que procurem ajuda através dos serviços de atendimento psicológico ofertados pelo Município.

As orientações foram intensificadas ao longo do mês através de palestras e rodas de conversas em várias unidades da prefeitura. Equipes de psicólogos e assistentes sociais participaram das mobilizações.

“O servidor possui duas portas de entrada para receber o atendimento. Uma delas é por meio de agendamento no Serviço de Acolhimento Psicológico, através do Whatsapp (45 98423-3151), e a outra é na própria unidade de trabalho do servidor, através do serviço de Plantão Psicológico, que acontece nas secretarias”, explicou a diretora de Saúde Ocupacional, Carla Conrad de Lima.

Os plantões psicológicos foram implantados em 2020 na Secretaria de Segurança Pública e se expandiram para as secretarias de Planejamento, Fazenda, Saúde e Educação. Até agora, o serviço realizou mais de dois mil atendimentos.

“O psicólogo fica à disposição dos servidores nas secretarias, e, nos demais dias, eles estão em escala de plantão para acolhimento na Saúde Ocupacional. Além da busca espontânea, o serviço também pode ser demandado pelos gestores das unidades quando estão diante de conflitos entre servidores e percebem a necessidade de acolhimento psicológico”, explicou a supervisora de Promoção Psicossocial da diretoria, Elis Ledesma.

Atualmente, quatro profissionais compõem o quadro efetivo que atua no acolhimento dos servidores para cuidados com saúde mental, emocional e demandas específicas dos locais de trabalho.

A professora de Educação Infantil Ellen Doldan é uma das usuárias dos serviços. Para ela, o atendimento psicológico tem sido fundamental. “Passamos por muita pressão na vida pessoal e no trabalho, também já passei por cirurgias, e o apoio psicológico sempre esteve ali. O acolhimento tem sido maravilhoso e o atendimento é de suma importância, por conta do controle da ansiedade e da síndrome do pânico”, comentou.

A prefeitura também realiza atividades e palestras em datas alusivas. Na última semana, servidores de várias secretarias participaram da “Oficina sobre Ferramentas e Estratégias para lidar com o stress”, ministrada pela enfermeira Andressa Barcelos. A ação foi desenvolvida pela Diretoria de Saúde Ocupacional e pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos em parceria com a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana).

Prevenção

A gestão priorizou a questão de saúde mental dos servidores do Município e intensificou as ações de acolhimento e prevenção, principalmente no período da pandemia da Covid-19, que agravou o cenário das desordens emocionais da população mundial. Durante o período mais crítico, a prefeitura implantou o “Escuta Diso”, que ofereceu atendimentos psicológicos, entre encontros on-line, presenciais, domiciliares e acompanhamentos.

Além disso, a Diretoria de Saúde Ocupacional implantou o projeto de ginástica laboral em várias unidades. O profissional educador físico promove exercícios de alongamento, conscientiza quanto à ergonomia e realiza atividades lúdicas visando a descompressão e harmonização dos ambientes laborais.

“A prioridade da gestão é promover a saúde mental e integrada, por isso realizamos ações em várias dimensões, desde as psicológicas às físicas. Também desenvolvemos uma cartilha informativa sobre os fluxos para o tratamento da saúde mental aos servidores, além do envio quinzenal de materiais digitais com dicas voltadas à promoção da saúde integral”, acrescentou Carla.

A Diretoria de Saúde Ocupacional foi instituída através da Lei 4342/20217 e está vinculada à Secretaria Municipal de Administração.