Serão 30 novos profissionais contratados inicialmente para o atendimento em Centros de Convivência do município; número de vagas foi ampliado por lei

A Prefeitura de Foz do Iguaçu ampliou o quadro de técnicos desportivos contratados pelo município. Serão convocados inicialmente 30 profissionais para atuar em Centros de Convivência e suprir a demanda necessária. A previsão é de que outros 20 também sejam chamados.

O chamamento se tornou possível por conta da Lei nº 5.144/2022, que ampliou para 150 o número de vagas destinadas à classe. O ato executivo foi publicado no Diário Oficial de quarta-feira (30). A legislação foi proposta pela Prefeitura e aprovada na Câmara de Vereadores.

Nesta quinta-feira, 1º de setembro, quando é celebrado o Dia do Profissional de Educação Física, o prefeito Chico Brasileiro recebeu profissionais para a assinatura simbólica da lei. Ele relembrou a história da criação do cargo de técnico desportivo, em 2018, por meio da Lei nº 4.626.

“A melhor forma de reconhecer e valorizar o trabalhador é com oportunidades e com garantias de trabalho. Conseguimos criar as vagas para técnico desportivo na Secretaria de Esporte e Lazer e continuaremos avançando, pois os profissionais de educação física são a base para a política pública do esporte”, expressou o prefeito.

Lilian de Fátima será uma das professoras convocadas com a ampliação. Além de celebrar a conquista, ainda destacou o papel fundamental que ela e os colegas poderão exercer na formação esportiva de crianças.

“Estou há muitos anos atuando em projetos sociais e vejo como o esporte pode contribuir com a mudança de vida. Como profissionais da educação física, sabemos o que pode ser feito na base, descobrindo talentos e proporcionando melhores expectativas. O esporte é prevenção e salva vidas”, contou.

Esporte para toda a população

O secretário de Esporte e Lazer, Antonio Sapia, ressalta que a progressiva ampliação de profissionais de educação física no quadro de servidores do município está em sintonia com os importantes investimentos em estrutura e programas para o esporte.

“A demanda por trabalhadores aumentou com novos espaços para a prática esportiva e a descentralização da oferta de atividades físicas para a população. Temos mais de 120 locais equipados com academias ao ar livre, playgrounds e calçadas para caminhadas”, frisou.

Sapia menciona também que foram realizados cerca 40 mil atendimentos mensais em várias modalidades esportivas e programas da pasta.

“A atual gestão tem criado as condições para que a população tenha acesso à prática esportiva e o reconhecimento vem com as leis que garantem os profissionais no quadro de servidores da prefeitura”, complementou Sapia.