Em reunião com integrantes do Ministério da Agricultura, representantes da administração municipal analisaram as possibilidades e apresentaram demandas

Foto: Thiago Dutra/PMFI.

Representantes da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário se reuniram com integrantes do Ministério da Agricultura, do Governo Federal, para debater a possibilidade de Foz do Iguaçu aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV).

O encontro foi nesta quinta-feira (04), na sede do Sindicato Rural. O SISBI-POV, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, padroniza a inspeção de produtos de origem vegetal para garantir a qualidade.

De acordo com o médico veterinário do Serviço de Inspeção de Foz, Therbio Teixeira Moreira, a reunião foi a pedido do Ministério da Agricultura, que solicitou um alinhamento em relação à legislação de 2019, que estabelece que o município é responsável pela fiscalização de produtos de origem animal, vegetal e bebidas.

Thérbio explica que após esse alinhamento sobre a legislação, em segundo momento será feito o credenciamento do município junto ao Governo Federal para iniciar a fiscalização e liberação de novas empresas na cidade. Essa adesão, segundo ele, vai permitir mais agilidade na liberação e cadastro de novas empresas. “A nossa meta é assumir este trabalho local e incentivar a produção da cidade”, pontuou o médico veterinário. 

Ainda segundo Thérbio, esse incentivo significa mais desenvolvimento para o município, com a geração de emprego e renda. “Após todo esse trabalho, o município terá essa competência de fiscalização, dando aporte aos produtores locais.”

A proposta de assumir a fiscalização representará impacto na sociedade, organizando um segmento socioeconômico importante para o município e região, legalizando a situação de estabelecimentos produtores, a fim de aumentar a venda de produtos locais, ampliar o mercado potencial por meio da regularização, expandir os estabelecimentos, valorizar os produtores locais, incentivar o agroturismo, diversificar as atividades no município, garantir uma determinada cadeia produtiva e disponibilizar alimentos mais seguros e de qualidade aos produtores.

A próxima ação da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal de Foz do Iguaçu será enviar o documento revisado, e firmar o convênio com o Ministério da Agricultura.