Prefeito Chico Brasileiro participou da abertura do evento nesta sexta-feira (22); mais de 700 profissionais prestam estes serviços nas escolas e Cmeis do município

Foto: Thiago Dutra/PMFI.

Uma escola não funcionaria sem a alimentação dos alunos e os serviços de limpeza dos ambientes. Os profissionais que executam essas tarefas são fundamentais para o bom funcionamento de uma instituição de ensino e para que o trabalho do professor seja desenvolvido com qualidade.

Para ressaltar a importância destes trabalhadores na rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal da Educação promove nesta sexta-feira (22) o II Encontro de Valorização de Merendeiras e Auxiliares de Serviços Gerais. 

A abertura do evento aconteceu às 9h no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu e reuniu cerca de 350 servidores. No período da tarde, às 14h, um novo grupo de 350 pessoas acompanha a programação, que conta com palestras motivacionais, atividades recreativas e coffee break. 

O prefeito Chico Brasileiro participou da abertura e parabenizou as merendeiras e auxiliares de serviços gerais por suas atuações dentro das escolas e Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil). “Foz do Iguaçu tem uma educação de qualidade porque todos vocês contribuem para isso. Temos orgulho do trabalho de vocês, que é feito com tanto carinho”, disse. 

O chefe do executivo também destacou a atuação das mulheres – que representam cerca de 90% das merendeiras e serviços gerais. “Temos hoje sete secretárias municipais que comandam mais de 60% da gestão financeira do município. Na educação, assim como na sociedade, vocês são a maioria, tomam a frente e desempenham um serviço de qualidade, que nos orgulha muito”. 

A secretária da educação, Maria Justina da Silva, disse que sem a atuação destes profissionais não seria possível o funcionamento de uma instituição. “Vocês fazem a diferença dentro das unidades, fazem um serviço de qualidade que contribui diretamente para o trabalho em sala de aula com as nossas crianças. Vocês são peças fundamentais”, comentou. 

Orgulho da profissão

Sirley de Cássia Batista trabalhou por mais de 20 anos como recepcionista e há cerca de um ano atua como merendeira no Cmei Zilda Arns, no Morumbi II.  “Mudei de área e estou amando. Eu já sabia cozinhar, mas aprendi muito com minhas colegas. Eu amo estar com as crianças, amo fazer o que eu faço”, disse.

Paulo Marcos da Silva atua como zelador há quatro anos e já passou por três instituições de ensino. “Eu adoro o que eu faço, é muito bom trabalhar nas escolas”. Paulo também participou do ultimo evento de valorização, em 2019, e afirma que encontros como este melhoram a auto estima dos trabalhadores. “É um momento de descontração e aprendizado. A gente gosta bastante”.