Homenagens à cidade, apresentações culturais, destaques esportivos e participação das Forças Armadas marcaram a celebração nesta sexta-feira (10)

Foto: Thiago Dutra/PMFI.

Nem mesmo a baixa temperatura registrada  na manhã desta sexta-feira (10), impediu a participação de milhares de pessoas no Desfile Cívico Militar em comemoração aos 108 anos de Foz do Iguaçu.

O evento, realizado pela primeira vez entre as avenidas José Maria de Brito e Pedro Basso, contou também com a participação de autoridades do Brasil e Paraguai, lideranças religiosas e representantes de diversas entidades. 

“Esses dois anos de pandemia nos impediram de realizar o desfile, por isso hoje é um dia muito especial e foi muito aguardado. Quem vive em Foz e acredita no desenvolvimento dessa cidade está aqui hoje. É uma data histórica, em que Foz se afirma como a cidade do progresso e uma cidade que acolhe a todos”, disse o prefeito Chico Brasileiro. 

O desfile foi marcado por uma série de homenagens, que começaram com as escolas e Cmeis (Centros Municipais de Saúde) da rede municipal de ensino, que levaram para a avenida toda a beleza, a diversidade cultural, a fauna e a flora da região. 

A Secretaria Municipal de Saúde também homenageou os profissionais que atuaram na linha de frente da Covid-19. Com a frase “Além do dever, o amor à vida”, os servidores foram ovacionados na avenida pelo grande público. 

Os destaques esportivos em diversas categorias foram apresentados pela Secretaria de Esportes e Lazer, que fez uma das maiores participações da história em desfile. Apresentações de BMX e das patinadoras chamaram atenção dos moradores, que viram de perto todos os projetos desenvolvidos pela secretaria. 

Os dois colégios do Paraguai – San Blas e Manuel Ortiz Guerreiro – levaram todo o brilho da cultura e da dança paraguaia, encantando autoridades e o público.

Como já é tradição, as Forças Militares fecharam o desfile, com a participação do Exército, Marinha, Aeronáutica e os demais órgãos que compõem as forças de segurança do município.