Unidade começa a funcionar na segunda-feira (13) com atendimento em período integral e parcial a 200 crianças da região

Foto: Christian Rizzi/PMFI

A noite desta quinta-feira (09), véspera do aniversário de Foz do Iguaçu, foi marcada por muita emoção e homenagens à professora Elaine Bernardes Ribeiro – falecida em maio do ano passado, aos 51 anos de idade -, que dá nome ao novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) no Jardim Buenos Aires. 

A solenidade do 10º Cmei inaugurado pela atual gestão do Município contou com a presença de secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias, servidores da educação, e familiares e amigos de Elaine, que dedicou 32 anos de sua vida ao serviço público e em prol da educação do município.

O prefeito Chico Brasileiro fez questão de homenagear a professora e sua trajetória. “Conheci a Elaine quando era diretora da Escola Dirceu Lopes, depois conheci a Elaine sindicalista e a Elaine mãe. Ela foi uma pessoa que dedicou sua vida à educação, uma mulher que lutou pelos trabalhadores, sempre com princípios e lealdade. As futuras gerações saberão quem foi a Elaine, essa mulher guerreira, lutadora e que merece todo nosso reconhecimento”, disse. 

A secretária da educação, Maria Justina da Silva, disse que a inauguração do Cmei eterniza o nome de Elaine e de todos os servidores da educação que também perderam a vida para a  Covid-19. “Que o nome dela nos traga toda a energia positiva que ela sempre teve. Estamos emocionados com essa linda homenagem, porque além de uma grande profisisonal da educação, Elaine era uma grande amiga”. 

Os pais da professora, Sebastiana Bernardes Ribeiro e José Amâncio, e o filho dela, Gabriel Ribeiro participaram da cerimônia e agradeceram as homenagens. “Quem conheceu Elaine sabe o quanto ela amava a educação, aquilo que ela fazia e o quanto amava essa cidade. É uma homenagem merecida, que nos alegra muito”, disse dona Sebastiana. 

O presidente do Sismufi, Ademir Hanke, a presidente do Sinprefi, Marli Queiroz, a diretora de educação infantil do município, Luciana Moreira, e o presidente da Câmara de Vereadores, Ney Patrício, também prestaram homenagens à servidora 

Novo Cmei 

O prefeito Chico Brasileiro também falou sobre a importância de investir na educação e ampliar a oferta de vagas no município.  “Em 2017, inauguramos o primeiro Cmei de atendimento em período integral, o Rubem Alves, no Jardim São Paulo. E hoje, na véspera do aniversário de Foz do Iguaçu, estamos entregando o 10º Cmei à população. Este é melhor presente que a cidade pode receber”, disse.

A nova estrutura tem capacidade para atender até 200 crianças de seis meses a cinco anos de idade. O Centro de Educação Infantil possui mais de 1,5 mil metros quadrados e conta com dez salas de aula climatizadas e com solários, área de lazer e convivência com playground, brinquedoteca, banheiros adaptados para cada faixa etária, fraldário, lactário, refeitório e cozinha. O investimento da prefeitura nesta construção foi de R$ 2,5 milhões.