“Apesar de todos os percalços, ficamos em pé, criamos alternativas, programas e projetos. Esse prêmio é para uma cidade que não se entregou, e que inovou”, disse o prefeito

O prefeito Chico Brasileiro disse nesta quarta-feira, 1º de junho, que o prêmio Sebrae para gestão do Município destaca as ações tomadas frente à pandemia da covid-19.

“Temos um programa guarda-chuva para vários projetos e ações que mitigaram os efeitos da pandemia em setores importantes da economia, principalmente, às micros e pequenas empresas e aos pequenos empreendedores”, reiterou, referindo-se ao programa Foz Desenvolve, que recebeu o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae na noite de terça-feira (31), na categoria Cidade Empreendedora.

“Esse prêmio, que é de todos os servidores municipais, reforça que estamos no caminho certo e que precisamos aprimorar cada vez mais. Competimos com grandes programas de outras cidades e Foz do Iguaçu, com um conjunto de ações, foi vencedor porque criamos condições e ambientes favoráveis para empreender e garantir renda em um período muito difícil para todos”, disse.  

Chico Brasileiro considera fundamental que as cidades tenham um plano de desenvolvimento sustentável para a retomada da economia e que tenham como principal foco a criação de empregos e a geração de renda para os setores ainda impactados pela pandemia. “Foz trabalhou muito na busca de parcerias com outras intuições. Foz também tem uma parceria muito forte de assessoramento do Sebrae. Isso tudo facilita com que todo esse ambiente seja muito mais preparado para promover esse desenvolvimento”, pontua.

Exemplos

Ao receber o prêmio, o prefeito relatou os impactos que a cidade sofreu durante a pandemia. “Foz sofreu muito neste período. Ficou com mais 30 mil leitos de hotéis paralisados, a Ponte da Amizade fechada por sete meses, e a Ponte da Fraternidade (fronteira com a Argentina) por um ano e oito meses. Imaginem uma cidade onde o guia de turismo com fluência em cinco ou seis língua sem um turista para atender”.

“Mesmo assim, apesar de todos esses percalços, ficamos em pé, criamos alternativas, programas e projetos. Esse prêmio é para uma cidade qiue não se entregou, que se inovou, que criou o programa Foz Conhecendo Foz para que guias pudessem atender os iguaçuense que conheceram mais um pouco da nossa história e da nossa principal atividade econômica”, disse.

O prefeito ainda destacou o que chamou de instrumento que faciliataram as compras nas empresas de Foz. “Criamos o cartão Material Escolar. Cada criança da rede municipal recebeu um cartão de compras que só podem ser feitas nas empresas da cidade. Foram mais de R$ 5 milhões para compra de material escolar”, citou como exemplo.

“Foram um conjunto de ações para destravar a economia, É por isso que Foz do Iguaçu está de pé e seguindo em frente porque, na verdade, nunca caímos. Só temos que acredecer e dar um viva ao empreendorismo, ao Sebrae e a todos prefeitos e prefeitas que enfrentaram a pandemia. Um viva especial aos moradores de Foz e aos servidores municipáis de toda as áreas de prestação de serviços da prefeitura”.