Neste sábado (07), o projeto dá continuidade aos procedimentos no Centro de Convivência Francisco Bubas

Neste sábado (07), o Castramóvel, programa da Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBA), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário, realiza mais uma etapa do programa de castração, em que 30 gatos machos previamente cadastrados e agendados passam pelas cirurgias.

A ação será no Centro de Convivência Francisco Bubas, no Porto Meira. Os tutores terão que permanecer no local para acompanhar uma palestra sobre guarda responsável, bem-estar animal e zoonoses, pela qual receberão um certificado de participação.

“Semana passada tivemos a primeira ação com o Castramóvel, com a realização apenas de cirurgias de cães machos.Tudo ocorreu conforme o esperado. Assim que concluirmos essa etapa no Porto Meira, iremos para outras regiões da cidade”, comenta a diretora de Bem-Estar Animal, Keila Lopes.

Programa de castração

O Castramóvel é a segunda etapa do programa de castrações, desenvolvido pela DIBA desde o ano passado por meio de clínica veterinária credenciada pela prefeitura. As ações serão feitas em todas as regiões da cidade, em 13 datas distintas. A meta é castrar 388 animais nesta etapa, de um total de 3.600 castrações previstas para este ano.

Na primeira etapa do programa de castração, foram feitos 341 procedimentos em cachorras e gatas fêmeas. A castração é uma política pública de controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses.